Pesquisador indígena participou da formação de professores

Mogi News - http://www.moginews.com.br - 30/04/2016
Professores da rede municipal de ensino, que participam do módulo Educação Etnicorracial: História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena do curso Orientação Curricular e Transposições Didáticas, promovido pela Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes, assistiram ontem, às 19 horas, na Escola de Governo e Gestão, uma palestra com Luciano Ariabo Quezo, representante do povo indígena Balatiponé, da Reserva Umutina.

A atividade fez parte de uma parceria entre a pasta e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). No encontro, Quezo, graduando em Letras pela UFSCar e pesquisador do Grupo Leetra, falou sobre a cultura e a língua Umutina Balatiponé. Outros dois pesquisadores do grupo também estiveram presentes: João Paulo Ribeiro, mestrando em Linguística pela UFSCar, que discutiu experiências na tradução em língua indígena, especialmente o caso do Nheengatu, e Natália Freire Bellentani, doutora em Geografia Humana, que abordou a temática indígena em sala de aula e a implementação da lei 11.645/08.

A formação é válida para a contagem de Horas de Trabalho Pedagógico em Formação (Htpf), referente à nova composição da jornada docente. Os 16 módulos do curso, organizados pela Divisão de Orientação Pedagógica, foram divididos em educação especial (formação com crianças surdas com apoio do Pró-Escolar), Alfabetização, Língua Portuguesa, Matemática, Educação Infantil, Ciências Naturais e Sociais, Legislação e Arte.



http://www.moginews.com.br/_conteudo/2016/04/cidades/30414-pesquisador-indigena-participou-de-formacao-de-professores.html
PIB:Oeste do Mato Grosso

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Umutina
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.