O Globo (Rio de Janeiro - RJ) - 25/11/1980
O Tribunal Russel, que elegeu como seu presidente o cacique Mário Juruna, foi aberto com uma carta em que o próprio cacique critica a decisão da Funai de impedir sua participação no evento. O conteúdo da carta também direciona ataques contra o sertanista Orlando Villas Boas. No Tribunal, haverá a presença de um índio do Brasil, o Tukano Álvaro Sampaio, que deverá falar sobre a situação dos índios da região do Rio Negro. Além disso, os problemas enfrentados pelo Nambikwara deverão ser abordados.
A nomeação de Juruna para presidência do Tribunal foi uma surpresa e alegria para o índio. Já Orlando Villas Boas, ao receber a informação de que o cacique havia manifestado críticas em relação a ele, comentou, em resposta, os motivos que o fizeram ser contrário a ida de Juruna à Holanda.
Índios:Direitos Indígenas
Áreas Protegidas Relacionadas
- TI Vale do Guaporé
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.