No Dia do Índio, Ricardo anuncia ações que beneficiam a população indígena

PB Agora - http://www.pbagora.com.br - 19/04/2016
O governador Ricardo Coutinho participou, nesta terça-feira (19), das atividades em comemoração ao Dia do Índio, na Aldeia São Francisco, em Baía da Traição. Na ocasião, ele assinou um Termo de Cooperação objetivando a restauração de quatro imagens sacras históricas para o povo potiguara, anunciou o curso pré-vestibular para indígenas, o PBVest, liberou créditos do Empreender no valor de R$ 450 mil para 150 indígenas e entregou 30 mil alevinos (filhotes de peixes) e sementes de milho e de feijão.

O PBVest será oferecido na Escola Estadual Pedro Potí, beneficiando 362 estudantes indígenas matriculados no 3o ano do Ensino Médio.Ainda na solenidade, o governador Ricardo Coutinho fez o lançamento do site do projeto Nas Trilhas Potiguaras. A ação fez parte da programação da Semana Indígena promovida com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana.

Na aldeia, Ricardo acompanhou uma apresentação cultural e recebeu uma espécie de benção dos índios. "Este é um ato de afirmação da cidadania e do respeito ao povo indígena. Tenho muito orgulho desse povo, em especial os potiguaras, por isso colocamos as demandas dos índios nas políticas públicas do Governo do Estado. Fazemos o possível para atender as necessidades desta população. Trabalhamos para todas as etnias. Já realizamos diversas ações em favor dos índios e hoje anunciamos mais benefícios. Com as Trilhas Potiguaras, por exemplo, buscamos desenvolver o Litoral Norte, promovendo o turismo, mas sempre respeitando as singularidades locais. Temos um verdadeiro compromisso com o povo indígena", ressaltou Ricardo Coutinho.

O secretário Executivo de Turismo, Ivan Burity, enfatizou que a cultura indígena deve ser respeitada e valorizada por todos os paraibanos e destacou a importância do projeto Nas Trilhas dos Potiguaras nesse contexto. "A cultura do povo potiguara é incomparável e o Litoral Norte possui belezas naturais com imenso potencial turístico. O projeto Nas trilhas Potiguaras veio buscar o renascimento das tradições desse povo e o crescimento do turismo local. Com o site divulgaremos essa área para o mundo inteiro, trazendo desenvolvimento sustentável, geração de emprego e renda. O site: trilhasdospotiguaras.com.br será uma grande prestação de serviços para o turista que pretende conhecer a região", disse.

No site, há informações sobre o Litoral Norte do Estado, como a geografia e também a estrutura do trade turístico, como pousadas, bares e restaurantes e também características da região, a exemplo da gastronomia e informações sobre a história dos potiguaras.

Já o Termo de Cooperação Técnica, assinado durante a solenidade, estabelece condições de parceria entre o Governo do Estado e os Índios Potiguaras, bem como responsabilidades, com a finalidade de viabilizar a recuperação das imagens sacras pertencentes à Igreja de São Miguel Arcanjo de Baía da Traição. O Governo do Estado, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep) se compromete em realizar um projeto de restauração das imagens. Os Índios Potiguaras por sua vez, devem preservar as imagens.

A secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares, destacou que as ações do Governo unem as secretarias para trazer diversos benefícios à população indígena. "Neste Dia do Índio, estamos concretizando a valorização da tradição do povo indígena, por meio de ações que mostram que o Governo tem compromisso com esta população. Temos hoje várias políticas públicas voltadas para o bem-estar e desenvolvimento da cultura dos potiguaras", falou.

"Hoje é um dia de comemoração para nosso povo. A parceria com o Governo do Estado permite trazer mais desenvolvimento para os indígenas, sempre preservando a nossa cultura e tradições", disse o cacique Sandro Barbosa.

O cacique Alcides Ciriaco agradeceu as ações feitas pelo Governo buscando trazer melhorias para os índios potiguaras. "Que esse patrimônio nosso seja sempre valorizado em todas as gerações, não somente neste dia. Hoje agradecemos a quem ajuda nosso povo e lembramos dos antepassados, da cultura e tradição indígena", frisou.



http://www.pbagora.com.br/conteudo.php?id=20160419165911&cat=paraiba&keys=-dia-indio-ricardo-anuncia-acoes-beneficiam-populacao-indigena
PIB:Nordeste

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Potiguara
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.