G1- http://g1.globo.com - 01/04/2016
Índios da aldeia Jaguapiru, em Dourados, a 214 quilômetros de Campo Grande, afirmam que estão sem abastecimento de água potável. De acordo com informações do líder indígena, Sílvio Deleão, cerca de 80% das casas estão sem água. "Só não falta água em 100% das casas porque tem morador que tem poço e ajuda o outro", afirma.
A Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) informou que enquanto o problema de abastecimento não é resolvido, um caminhão pipa foi colocado na aldeia para distribuir água.
A Sesai também informou que uma estação de tratamento de água será construída na aldeia, mas que para isso é preciso primeiro uma rede de energia elétrica.
Para amenizar a situação, os índios colocam em reservatórios a água que pegam com vizinhos e no caminhão pipa para usarem na hidratação, higiene pessoal e nos serviços domésticos.
Segundo a dona de casa, Jucilene Figueiredo, há dias que os moradores da aldeia estão sem abastecimento de água. A professora, Adina Fernandes de Moraes, tem poço artesiano em casa e doa água para os vizinhos.
http://g1.globo.com/mato-grosso-do-sul/noticia/2016/04/indigenas-de-aldeia-de-dourados-ms-estao-sem-abastecimento-de-agua.html
PIB:Mato Grosso do Sul
Áreas Protegidas Relacionadas
- TI Dourados
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.