Povo Kariri Xocó sofre reintegração de posse por atraso de órgãos competentes em proteger a terra indígena

Rádio Yandê- http://radioyande.com - 01/04/2016
Nesta quinta-feira(31), os indígenas do Povo Kariri Xocó em Alagoas no município de Porto real do Colégio, que já haviam alertado da situação de risco de sua Terra Indígena passaram por uma reintegração de posse. A área de 4.694,88 hectares que pertence aos Kariri Xokó, sofre pela falta da expedição da Portaria Declaratória pelo Ministro da Justiça. O atraso dos órgãos competentes em agir acabou possibilitando uma ação de reintegração prejudicando os indígenas locais.

Crianças, idosos e adultos ficaram assustados durante a ação, lideranças tentavam conversar sobre a legitimidade da área indígena com os policiais e autoridades que chegaram ao local. Diante de muita tristeza e revolta indígenas Kariri Xocó manifestaram suas indignações sobre o ocorrido e aguardam posicionamento dos órgãos diante da situação que estão enfrentando.

"Os direitos constitucionais não são respeitados. Para que serve as leis se elas não são executadas...", comentou Denizia Kariri Xocó em sua rede social.



http://radioyande.com/default.php?pagina=blog.php&site_id=975&pagina_id=21862&tipo=post&post_id=555
PIB:Nordeste

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Kariri-Xokó
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.