Casal da etnia Tikuna vence corrida de selva nos Jogos Tradicionais Indígenas

D24am- http://new.d24am.com/ - 17/03/2016
Com o tempo de 27 minutos cravados, o casal Hugo Guilherme Ângelo e Cleide Guedes Sampaio da etnia Tikuna, moradores na comunidade Indígena de Umariaçú, município de Tabatinga, venceram a corrida de selva neste quinto dia dos Jogos Tradicionais e Intercultural da 1ª. Copa Indígena do Alto Solimões.

Os jogos estão sendo realizados na Comunidade Indígena de Filadélfia (etnia Tikuna), município de Benjamin Constant (a 1.116 km de Manaus). Eles concluíram o trajeto de três quilômetros sob forte calor. Na chegada ambos mostraram o esforço desprendido durante a prova. Na chegada, Cleide Guedes praticamente desmaiou na linha de chegada.

A corrida de selva é uma das 22 modalidades que estão sendo disputadas nos primeiros jogos indígenas, reunindo 17 delegações de cinco etnias dos municípios de Atalaia do Norte, Benjamin Constant, São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Içá e de Letícia (Colômbia).

A prova contou com a participação de 30 casais de 15 comunidades, uma exigência do regulamento elaborado pelos próprios indígenas.

Durante o trajeto algumas mulheres foram carregadas pelos seus pares devido ao cansaço. Eles enfrentaram boa parte do percurso no meio da mata, sendo auxiliados pela coordenação, um pelotão do 8o. Batalhão de Infantaria de Selva e pela Defesa Civil do município de Benjamin Constant, a maioria chegando aos seus limites físicos.

A maioria dos competidores, principalmente as mulheres, não resistiu ao limite do esforço físico exigido pela corrida. Foi o que ocorreu com Helen Luciana Geralda da Comunidade de Vendaval (São Paulo de Olivença) e Domingas Torres Bibiano Comunidade Indígena de Feijoal (Benjamin Constant) respectivamente segundo e terceiro lugar. Ambas desmaiaram ao cruzar a linha de chegada, sendo amparadas pelos seus pares, Odair Jaguli e Olivier Ferreira Guerra.

Os jogos tradicionais indígenas são realizados pela Prefeitura de Benjamin Constant, Ministério dos Esportes e Liga Esportiva de Filadélfia. Ela reúne indígenas das etnias, Tikuna, Matis, Marubo, Mayoruna e Kokama.



http://new.d24am.com/amazonia/povos/casal-etnia-tikuna-vence-corrida-selva-jogos-tradicionais-indigenas/148766
PIB:Solimões

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Tukuna Umariaçu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.