Massacre dos Ticunas - Madeireiros condenados

A Crítica (Manaus-AM) - 07/05/2001
Treze anos depois do massacre da "Boca do Capacete", como ficou conhecido o ataque contra os índios Ticuna, em 1988, por madeireiros, a juíza da 1ª Vara Federal, Jaiza Maria Fraxe, condenou 13 dos 14 acusados a cumprir pena de 15 a 25 anos de prisão. A condenação é significativa por ser a primeira vez que se pune acusados de praticar violência contra os povos indígenas da Amazônia. Para o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) tal condenação restitui a esperança de que a impunidade vai, pouco a pouco, chegando ao fim, mas é importante lembrar que há outros processos em curso que necessitam de apoio para não ficarem no esquecimento.
A reportagem faz, também, uma abordagem cronológica de como foi o ataque, desde seu ato em 28 de março de 1998, até a divulgação da sentença que condena os acusados.
PIB:Solimões

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI São Leopoldo
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.