Funcionários de Belo Monte são reféns de índios

OESP, Economia, p.B6 - 15/03/2016
Funcionários de Belo Monte são reféns de índios

Três funcionários da concessionária Norte Energia - responsável pela construção da Hidrelétrica de Belo Monte (PA) - e um piloto de barco estão sendo mantidos reféns, desde quinta-feira, pelos índios da aldeia Kuruatxe, da etnia Kuruaya. Segundo a Fundação Nacional do Índio(Funai), um dos principais motivos para o sequestro dos trabalhadores é a insatisfação com a falta de água na comunidade após a derrocada de um poço artesiano construído pela empresa. Além disso, a aldeia, de 50 habitantes, reclama da demora na reconstrução de moradias, conforme o previsto nas condicionantes para a construção da hidrelétrica. Uma escola e uma unidade de saúde estão previstas no projeto.
A Norte Energia explicou que as obras ainda não foram iniciadas por que o rio estava com o nível de água baixo, o que inviabilizava o transporte de máquinas até a aldeia, distante mais de 400 quilômetros da hidrelétrica.

OESP, 15/03/2016, Economia, p.B6
Energia:UHE Amazônia

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Kuruáya
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.