Indígenas tem 4 mil moradias contratadas no MCMV Rural

Programa de Aceleração do Crescimento/Governo Federal - PAC - www.pac.gov.br - 20/04/2015
Como manda a tradição, os índios xavantes da aldeia Maraiwatsede, no nordeste de Mato Grosso, moram em 40 ocas que abrigam de 12 a 15 pessoas da mesma família. Seguir a tradição, neste caso, não significa estar preso a condições de vida do passado. Pelo contrário.

Construídas por meio do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), mais conhecido como Minha Casa Minha Vida Rural, as ocas da aldeia ganharam uma atualização importante: são moradias ecológicas de alvenaria, com 58 metros quadrados, cobertas de telhas vermelhas que emulam a palha de babaçu.

A aldeia Maraiwatsede, localizada na pequena cidade Alto da Boa Vista, com 5,2 mil habitantes, a 1,1 mil quilômetros de Cuiabá - equivalente à distância entre Brasília e São Paulo - não é um caso isolado.

O Minha Casa Minha Vida Rural está prestes a fechar a contratação de 4 mil unidades para famílias indígenas em todo o Brasil - são exatamente 3.944 no momento. Segundo a Superintendência Nacional de Habitação Rural da Caixa, o programa já beneficia mais de 15 mil índios em todo o país.

O Nordeste é a região com maior número de contratos firmados desde 2009, quando o programa foi lançado. São 2,7 mil, que correspondem a 68% do total. Na sequência vêm a região Norte (469) e Sul (451). Nesta última está a terra indígena de Guarita, com 23,4 mil hectares, uma das primeiras a receber moradias do Minha Casa Minha Vida Rural.

Na aldeia Coxilha da Cruz, em Barra do Ribeiro (RS), na região Metropolitana de Porto Alegre, 43 famílias trocaram casas precárias de madeira por construções de alvenaria com 60 metros quadrados, divididos em sala, dois quartos, cozinha e banheiro.

Um detalhe cultural que chamada a atenção são desenhos em formato de cocar pintados nas fachadas. "Agora temos escola, posto de saúde, água, luz. Somos exemplos para as aldeias vizinhas. Isso nos enche de orgulho", contou o jovem cacique Arnildo Wera, de 27 anos.

Os mochileiros do PAC foram até Marcação, na Paraíba, conhecer uma dessas experiências, confira:



Minha Casa, Minha Vida respeita tradições indígenas na Paraíba #mochilãoBR - Ep.36


http://www.pac.gov.br/noticia/c4c559b7
Índios:Questão Indígena

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Guarita
  • TI Potiguara
  • TI Marãiwatsédé
  • TI Coxilha da Cruz
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.