PNHR possibilita melhora de vida para indígenas no Rio Grande do Sul

Caixa Econônica Federal - CEF - www.caixa.gov.br - 13/06/2014
Há dezesseis anos, quando conseguiram a demarcação da terra indígena Guarita, com 23,4 mil hectares, os integrantes da comunidade da aldeia Coxilha da Cruz, localizada na cidade de Barra do Ribeiro, no Rio Grande do Sul, tinham uma preocupação: conseguir moradia que abrigasse as famílias com segurança e conforto. Até então, os índios moravam em condições precárias, em casas feitas de madeira, com lascas de pinheiro, insuficientes para protegê-los da chuva e frio.

"Depois que a reserva foi demarcada, o passo seguinte era viver em condições dignas. Temos conseguido isso com as casas do programa de habitação rural", disse o jovem cacique Arnildo Wera, que, aos 27 anos, lidera um grupo de 43 famílias indígenas da aldeia Coxilha da Cruz, que sobrevivem do plantio de batata, mandioca e milho, além do artesanato.

"Agora temos escola, posto de saúde, água, luz. Somos exemplos para as aldeias vizinhas. Isso nos enche de orgulho", contou. A aldeia Coxilha da Cruz foi uma das primeiras comunidades indígenas a receber moradias construídas pelo Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), um braço do Programa Minha Casa Minha Vida, que tem a Caixa Econômica Federal como principal agente financeiro.

Em toda a região Sul, segundo o Censo de 2010, residem 79 mil indígenas das etnias Guarani, Kaingang e Xetá (estes apenas no Paraná). A maior parte das casas reservadas às comunidades indígenas tem um modelo padrão: 60 metros quadrados erguidos em alvenaria, divididos em sala, dois quartos, cozinha e banheiro. Em Alto da Boa Vista, no Mato Grosso, 40 casas entregues aos índios Xavante, porém, foram construídas no formato tradicional indígena - a oca. O projeto foi aprovado pela ideia inovadora e pela preocupação com a preservação da cultura indígena.

No Rio Grande do Sul, também a pedido dos indígenas, algumas unidades foram construídas com o banheiro na parte externa da casa. Acostumados a utilizar fossas sépticas, a construção do banheiro externo é uma questão cultural. "Muitos índios consideram falta de higiene ter banheiro dentro de casa, como os brancos. É da nossa tradição", afirmou o cacique.

http://www20.caixa.gov.br/Paginas/Noticias/Noticia/Default.aspx?newsID=962
PIB:Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Coxilha da Cruz
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.