Primeira Copa Indígena do Alto Solimões será realizada em Benjamin Constant

Rádio Nacional do Alto Solimões/EBC - www.radios.ebc.com.br - 17/02/2016
Entre os dias 12 e 19 de março de 2016 acontece na comunidade indígena de Filadélfia, pertencente ao município de Benjamim Constant, a 1ª Copa Indígena do Alto Solimões. Estarão presentes atletas das etnias Ticunas, Caixana, Cambeba, Witoto, Cocama e Canamari da região.

Entre as modalidades não tradicionais haverá competições de futebol de campo e salão e voleibol, além de mais 19 modalidades tradicionais como a canoagem, corrida na Selva, Zarabatana, arco e flecha e entre outras.

De acordo com o presidente da Liga Esportiva do Alto Solimões, Marcelo Pinto, já estão confirmadas a participação de sete delegações dos municípios do Alto Solimões entre elas: Tabatinga e São Paulo de Olivença, além de 30 comunidades do município de Benjamim Constant: "Teremos participação de sete municípios Tonantins, Amaturá, São Paulo de Olivença, Tabatinga, Benjamim Constant e Atalaia do Norte."

Segundo Marcelo Pinto, desde 2012, a liga esportiva tenta realizar os jogos, e finalmente o projeto foi reconhecido pelo Ministério dos Esportes, após ser apresentado em alguns estados.


"Há quatro anos que venho lutando, não foi assim que caiu do céu esse projeto, eu estive em várias reuniões, fóruns em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Cuiabá e graças a Deus conseguimos por meio do Ministério dos esportes", ressalta.


Parte dos jogos não tradicionais vão ser realizados na quadra poliesportiva da Escola Estadual Ebenézer, em Filadélfia, tem a capacidade de receber mais de 3 mil pessoas.

A comunidade de Filadélfia está localizada a 5Km da cidade de Benjamim Constant. Quem mora em Tabatinga e for prestigiar as competições pode pegar uma lancha rápida até cidade e depois se deslocar de moto ou carro por terra até a comunidade.

http://radios.ebc.com.br/reporter-solimoes/edicao/2016-02/1a-copa-indigenas-do-alto-solimoes-sera-realizada-em-benjamin
PIB:Solimões

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Tikuna de Santo Antônio
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.