Fazendeiros e indígenas a beira de confronto em MS

Diário Digital (Campo Grande - MS) - www.diariodigital.com.br - 08/02/2016
A Funai irá cobrar do Ministério da Justiça ação da Polícia Federal em Mato Grosso do Sul na região sul do estado. Após a tentativa de retomada da fazenda Madama por parte de indígenas houve uma reação de fazendeiros que teriam atacado três acampamentos que compõem a ocupação Kurusu Ambá. Representantes de ONGs também devem solicitar junto ao governo do Estado requeira novamente a presença da Força Nacional na região.

De acordo com representantes dos índios guarani-kaiowá da região, teria sido registrado um ataque de pistoleiros no dia 31 e destruído os barracos do acampamento, que foram totalmente queimados. As denuncias são de que um grupo de homens armados não identificados em ao menos três caminhonetes atacou a tiros a nova área retomada pelos indígenas, na fazenda Madama, expulsando os Kaiowá do local.

O deputado federal Zeca do PT se reuniu com presidente da Funai (Fundação Nacional do Índio), João Pedro para demonstrar a insatisfação com a falta de segurança imposta aos indígenas da ocupação Kurusu Ambá, em Coronel Sapucaia (MS), a 400 km de Campo Grande. A ocupação Kurusu Ambá está a quase uma década aguardando a finalização do processo de demarcação do território tradicional, o que tem agravado o conflito entre fazendeiros e indígenas região.

http://www.diariodigital.com.br/geral/fazendeiros/140731/
PIB:Mato Grosso do Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Iguatemipeguá II
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.