Indígenas pedirão demarcações e Justiça a ministro

Diário Digital (Campo Grande - MS) - www.diariodigital.com.br - 02/09/2015
Segundo indígenas, morte de Simeão Vilhalva é o novo símbolo da luta por Justiça



Indígenas de várias localidades do Estado já estão em frente à Governadoria. Eles aguardam para serem recebidos pelo Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo que está em Campo Grande para tratar dos conflitos por terras em Mato Grosso do Sul.

Eles colocaram várias cruzes brancas com o nome de Simeão Vilhalva, morto durante retomada de uma propriedade rural por fazendeiros, em Antônio João, no sábado passado. A autoria do crime e as circunstâncias ainda não foram esclarecidas.

Conforme o presidente do Conselho Municipal dos Direitos Indígenas, Sander Barbosa, Simeão é o mais novo símbolo da luta indígena por Justiça. Segundo ele, de 1983 para cá ao menos 50 líderes indígenas já teriam perdido a vida em razão dos conflitos por terras.

"Os crimes são acobertados como se fossem outro tipo de assassinato e aí não se resolvem. Não há Justiça" afirma.

Além de cobrar esclarecimentos e punições para os crimes contra indígenas, as lideranças pedirão ainda aceleração no processo de demarcação de terras, e defenderão a PEC 71 que prevê indenização aos ruralistas pelas áreas retomadas para os índios.

Um documento com todas as reivindicações deverá ser entregue ao ministro.

Leia mais em: http://www.diariodigital.com.br/politica/indigenas-pedirao-demarcacoes-e-justica-a-ministro/134755/
PIB:Mato Grosso do Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Ñande Ru Marangatu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.