FOIRN participa da comissão que organiza e coordena as etapas locais da Conferência Nacional de Política Indigenista

Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro - FOIRN - www.foirn.wordpress.com - 14/05/2015
Etapa local de Juriti - Alto Rio Negro reuniu povos indígenas da região

A primeira etapa local no Rio Negro, Amazonas reuniu os povos indígenas Baré e Werekena, além dos povos Baniwa, Tukano e outros que também vivem na região. Mais de 120 pessoas participaram do evento, entre os dias 5 e 7 de maio.

O encontro aconteceu na comunidade Juruti - Alto Rio Negro, que fica aproximadamente duas horas e meia de viagem de São Gabriel da Cachoeira, sede do município. Entre os assuntos discutidos estavam o direito a educação escolar indígena específica e a saúde diferenciada. Outros assuntos debatidos foram a Demarcação da Terra Indígena Cucué - Marabitanas e a ameaça aos direitos dos povos indígenas, com a PEC 215.

Ao final da etapa local foi elaborado um documento com várias propostas destinadas ao governo municipal, estadual e federal. "Nós queremos que o governo brasileiro respeite, cumpra o que está escrito na Constituição Federal, queremos a nossa demarcação o mais rápido possível", afirmou Gualberto Pereira da Silva, do povo Baré, Alto Rio Negro.

As 39 propostas encaminhadas em Juruti serão apresentadas e debatidas na etapa regional prevista para o mês de agosto. Mas, antes disso, serão realizadas 6 etapas locais em locais estratégicos no Rio Negro, ver agenda aqui

Acompanhe as notícias das etapas locais no Rio Negro no blog e na página no facebook das etapas locais

https://foirn.wordpress.com/2015/05/14/foirn-participa-da-comissao-que-organiza-e-coordena-as-etapas-locais-da-conferencia-nacional-de-politica-indigenista/
PIB:Noroeste Amazônico

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Cué-Cué/Marabitanas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.