MPF atende cobrança de indígenas sobre falta de segurança em Tabatinga

Rádio Nacional do Alto Solimões/EBC - www.radios.ebc.com.br - 21/07/2015
Segundo o órgão, foi enviada ao secretário de Segurança Pública do Amazonas uma recomendação para realizar o policiamento na área

[áudio]

No dia 12 de junho aconteceu na Comunidade indígena de Belém do Solimões, em Tabatinga, a I Marcha Contra a Violência, que teve como principal objetivo chamar a atenção das autoridades para o alto índice de violência entre os jovens indígenas.

Um mês depois da realização da marcha, o vice-cacique da Comunidade Carlos Santana visitou a Rádio Nacional do Alto Solimões para cobrar respostas das autoridades. Bruno Sales, procurador do Ministério Público Federal (MPF) em Tabatinga, informou que já foi enviada ao secretário estadual de Segurança Pública do Amazonas uma recomendação para realizar o policiamento na área.

Ouça outros destaques do Repórter Solimões

"Foi expedido para o secretário de Segurança uma recomendação. A recomendação é um instrumento jurídico que seria uma forma de mostrar, apontar para uma autoridade como ela deve atuar em determinada situação. Neste sentido, o Ministério Público recomendou que o secretário de Segurança adote o procedimento que entendemos que seja de sua incumbência, que é realizar o policiamento na área. No caso, se a recomendação não for cumprida, serão adotadas medidas judiciais cabíveis".

A Secretaria tem o prazo de um mês para responder a recomendação, ressaltou o procurador.

"O prazo de resposta que foi dado, como a gente entende que para a adoção demanda algumas medidas administrativas, foi dado o prazo de um mês para a resposta. Neste mês, também, a gente vai tentar obter contato com a Secretaria para tentar obter uma resolução negociada para o problema para que não haja a necessidade de entrar na Justiça com esse pedido".

A Polícia Federal, um dos órgãos que esteve presente na Marcha Contra a Violência, informou que, em breve, será instalada uma Base Policial Fluvial próxima à Comunidade de Belém do Solimões para intensificar a fiscalização na localidade.

O Repórter Solimões vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h45 (horário de Tabatinga), na Rádio Nacional do Alto Solimões (96,1 FM), uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

http://radios.ebc.com.br/reporter-solimoes/edicao/2015-07/mpf-responde-cobranca-de-liderancas-indigenas-sobre-falta-de
PIB:Solimões

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Évare I
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.