Dourados deu início a uma mobilização popular em prol da implantação de uma unidade da Casa da Mulher Brasileira no município. O movimento de coleta de assinaturas e, posteriormente articulações junto ao governo do federal, foi uma das principais pautas retiradas do 1o Debate Sobre Políticas Públicas para as Mulheres, realizado na sexta-feira (13) pela Câmara de Vereadores de Dourados, em uma parceria do vereador Dirceu Longhi (PT) com os mandatos do deputado estadual João Grandão (PT) e do deputado federal Zeca do PT.
O debate, que reuniu aproximadamente 300 mulheres no Centro de Convivência do Idoso do Parque das Nações I e na Reserva Indígena de Dourados, ampliou às discussões sobre necessidade do poder público em criar novas diretrizes e estruturas de defesa dos direitos das mulheres. O evento teve como palestrante a ex-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Campo Grande, Maria Rosana Pinto Gama, que atualmente atua no projeto nacional "Educação Sexista Não, Inclusiva Sim".
Inaugurada em fevereiro passado, em Campo Grande, pela presidente Dilma Rouseff, a Casa da Mulher Brasileira é uma inovação no atendimento à mulher que sofre qualquer tipo de agressão, porque reúne no mesmo espaço todos os serviços necessários, desde o acolhimento a essa mulher e aos filhos, apoio psicológico, delegacia para ela prestar queixa e órgãos do juizado e Ministério Público. A capital do Estado é a primeira cidade do país a contar com a estrutura.
Conforme Dirceu Longhi, a construção de uma unidade do projeto do governo federal em Dourados se baseia pelo crescimento constante dos índices de violência e opressão contra a mulher no município. Atualmente, Dourados concentra a maior população indígena de Mato Grosso do Sul, com mais de 14 mil habitantes, residentes em acampamentos e aldeias que diuturnamente registram um elevado e crescente número de casos de violência contra a mulher.
Além disto, Dourados também é um polo regional e referência ao combate à violência contra a mulher, abrangendo pelo menos 12 municípios (Juti, Caarapó, Deodápolis, Douradina, Dourados, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Itaporã, Jateí, Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante e Vicentina).
"Dourados faz jus a um projeto de tal magnitude e vamos trabalhar junto aos movimentos de mulheres, sociedade organizada, autoridades locais e regionais e, posteriormente, com o governo federal para viabilizar os recursos necessários para a instalação de uma unidade da Casa da Mulher Brasileira em nosso município", destacou.
O 1o Debate Sobre Políticas Públicas para as Mulheres contou com a participação da secretaria municipal de Assistência Social Ledi Ferla, e do deputado estadual João Grandão. (Assessoria Parlamentar)
http://www.agorams.com.br/jornal/2015/03/dourados-inicia-movimento-para-instalacao-de-unidade-da-casa-da-mulher-brasileira/
PIB:Mato Grosso do Sul
Áreas Protegidas Relacionadas
- TI Dourados
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.