Índios são absolvidos na Capital

Diário Catarinense-Florianópolis-SC - 18/02/2005
O ex-cacique e ex-vereador Valdo Correia da Silva e o também indígena Nilson Inácio foram absolvidos das acusações de tentativa de homicídio no município de Ipuaçu, no Oeste catarinense. Eles foram julgados ontem por um júri popular, no Fórum de Florianópolis.

Silva e Inácio foram denunciados pelo Ministério Público (MP), porque teriam, supostamente, tentado matar três homens, durante um conflito envolvendo interesses por terras e madeiras.

Os crimes teriam acontecido na madrugada do dia 21 de dezembro de 1997, na localidade de Pinhalzinho, no município de Ipuaçu, Oeste do Estado.

O julgamento começou por volta das 9h, com o relato das acusações da promotoria. Por volta das 13h30min, houve uma pausa para almoço.

Depois, a defesa apresentou e sustentou a tese de negativa de autoria, acatada pelo júri, por volta das 18h30min.

Para evitar a influência da comunidade indígena de Ipuaçu no julgamento, o Tribunal de Justiça (TJ) decidiu transferir a sessão para Florianópolis, mas apenas estudantes de Direito e alguns familiares que acompanharam o julgamento. A Justiça não autorizou imagens dos réus.
PIB:Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Pinhalzinho
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.