Índio denuncia abandono de reserva e tiros em assalto

O Rio Branco-Rio Branco-AC - 28/01/2005
Um índio da etnia Apurinã, identificado apenas como Yamanawá, revelou o estado de abandono da reserva Apurinã da BR 317,Kkm 164, aldeia Chaparral, município de Boca do Acre (AM). Segundo ele, várias placas de energia solar já foram roubadas, duas delas avaliadas em cerca de R$ 10 mil cada. Esta semana a área foi novamente atacada e outras placas foram levadas.

No assalto desta semana, quatro homens, provavelmente do Acre, em um veículo Ford Pampa, cor vermelha, invadiram a área e levaram mais uma placa de energia solar. Eles chegaram a efetuar quatro disparos na direção dos índios para amedrontá-los e sem acertar o alvo.

Yamanawá pediu o apoio das autoridades e disse temer represálias, pois os ladrões são perigosos. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil de Boca do Acre. Já teriam sido levadas pelo menos sete placas solares, num prejuízo de quase R$ 40 mil.

A interventora da Funai no Acre, Vânia Simone Albano de Lucena, responsável pela reserva, revelou não ter sido comunicada oficialmente dos fatos. Nem mesmo o responsável pelo posto teria entrado em contato com a administração regional. Ela disse que vai entrar em contato com a área para ter maiores informações sobre o caso.
PIB:Juruá/Jutaí/Purus

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Apurinã km-124 BR-317
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.