Índios têm plano de fomento à cultura

Correio do Povo-Porto Alegre-RS - 26/12/2004
As atividades nas cinco escolas indígenas da Aldeia de Pinhalzinho, no município de Planalto, encerraram-se quarta-feira (22), já com planos para o próximo ano. As escolas reúnem 300 índios caingangues e guaranis e têm 29 professores, sendo 16 deles indígenas. Segundo o diretor das escolas, Vitalino da Silva, neste ano, durante as aulas e em ações paralelas, foram enfocados temas importantes, voltados à melhoria da qualidade de vida dos índios. Ele anunciou que uma das metas para 2005 é atuar, junto com a Secretaria de Cultura do Estado, na utilização do Centro Cultural Indígena, construído na aldeia de Pinhalzinho e ainda sem utilização. 'Precisamos ocupar esse espaço importante com a venda de artesanato e apresentações da cultura indígena', diz.
O diretor adianta que a comunidade indígena reivindica mais duas escolas para atender à demanda crescente de alunos - assunto que será tratado nos próximos dias, em audiência na SEC. Está sendo construída a indiovia (de Pinhalzinho a Planalto), com objetivo de evitar que os índios caminhem sobre a rodovia estadual que liga Planalto a Nonoai.
PIB:Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Pinhalzinho
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.