Pataxós assistem vitória em alta definição

O Tempo- http://www.otempo.com.br - 04/07/2014
No dia 25 de julho de 2013 os pataxós choravam uma dura derrota. O time da tribo perdia a final dos jogos indígenas, nos pênaltis, para os rivais xukurus. O pior, dentro de casa, já que a comunidade de Carmésia, no Vale do Rio Doce, sediou a edição do evento. Um ano depois não há motivos para rancor e 60 membros da aldeia se reúnem em frente a uma TV para torcer pelo sucesso do xukuru mais ilustre. O volante Paulinho tem no sangue a descendência da tribo rival, mas agora ele representa todo o povo indígena na seleção, e desperta o orgulho da nação pataxó.
Veja Também
video Guaicurus não para nem durante jogo do Brasil
Mais

O jogo do Brasil contra a Colômbia foi esperado com ansiedade pela aldeia, e a preparação começou uma noite antes. Os homens se embrenharam na mata da reserva de mais de 300 hectares em busca de uma capivara para ser servida durante o jogo. Na disputa, a caça levou a melhor. "Levamos um olé", contou sorrindo o cacique Txonãg Pataxó, 34. Sem o animal selvagem, costelas de boi foram para a fogueira.

A habilidade das mãos indígenas também entrou em cena, mas o artesanato dessa vez era a instalação da TV por assinatura via satélite. Assim a aldeia assistiu, em alta definição, ao Brasil abrir o placar. "Somos índios, conservamos a nossa cultura, mas não estamos parados no tempo. Evoluímos como todo mundo, e não podemos sermos privados de nada", explica o cacique sobre a tecnologia na aldeia.

O que deu sorte para o Brasil, eles não têm dúvida: foi timbero, um cachimbo recheado de ervas naturais que passava de boca em boca antes do jogo. "Dá sorte e cura qualquer doença respiratória, para sinusite, então, é uma maravilha", garante Suín Pataxó, 34, após uma boa baforada.

Na torcida, os rostos indígenas se adornavam com cocar, no corpo a camisa do Brasil. A cada lance, a reação comum de qualquer outro torcedor. Porém, no apito final que sacramentou a vitória apertada, os gritos deram lugar ao canto e à dança indígena. Uma reação de quem mais do que vibra com um jogo, se reafirma como o povo mais brasileiro dos brasileiros. "Estamos aqui há mais de 500 anos. Lutamos por ter direito à nossa a terra e não vai ser na nossa terra que vão nos tomar a nossa taça", destaca Suín Pataxó.



http://www.otempo.com.br/cmlink/hotsites/copa-do-mundo-2014/patax%C3%B3s-assistem-vit%C3%B3ria-em-alta-defini%C3%A7%C3%A3o-1.877402
PIB:Leste

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Fazenda Guarani
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.