Concluída desintrusão da terra indígena Awá-Guajá

JusBrasil- http://trf-1.jusbrasil.com.br - 22/04/2014
O Juiz Federal da 5ª Vara, José Carlos do Vale Madeira participou, no dia 17 de abril, na aldeia Juriti, de uma cerimônia que simbolizou a devolução da terra aos índios Awá Guajá. Durante o ato, os indígenas receberam das mãos dos oficiais de justiça da Justiça Federal o auto de desintrusão.

O território com mais de cem mil hectares, localizado entre os municípios de Centro Novo do Maranhão, Governador Newton Belo, São João co Caru e Zé Doca, retornou aos habitantes originais após decisão judicial proferida no final do ano passado.

Também estiveram presentes à cerimônia, o Procurador da República no Maranhão, Alexandre Silva Soares, representantes da Secretaria Geral da Presidência da República e da FUNAI.

O Juiz Federal José Carlos Madeira e o Procurador da República, Alexandre Soares aproveitaram para fazer um sobrevôo de reconhecimento na região. Foram percorridos antigos povoados, cujas casas foram totalmente destruídas, áreas de degradação e desmatamento e outras propriedades. Eles também visitaram o local onde foi montada, pela FUNAI, uma estrutura de proteção com sinalização e cancelas.



http://trf-1.jusbrasil.com.br/noticias/116771480/concluida-desintrusao-da-terra-indigena-awa-guaja
PIB:Goiás/Maranhão/Tocantins

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Awá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.