Eventos marcam o Dia do Índio em Dourados

O Progresso- www.progresso.com.br - 09/04/2014
O Dia do Índio, comemorado no dia 19 deste mês, está chegando e a Coordenadoria Especial de Assuntos Indígenas de Dourados (CEAIND), preparou uma série de eventos que começa com a escolha da Miss e o Mister Indígena/2014. A eleição acontece no sábado na Vila Olímpica. Na segunda-feira um evento na sede da coordenadoria abre oficialmente as comemorações.

Daiane Martins, 18 anos, eleita miss indígena em 2013 é da tribo guarani e representou a aldeia de Dourados. Daiane entrega a faixa no próximo sábado na Vila Olímpica para a sua substituta, que tanto pode ser guarani, como cauiá ou terena, já que a aldeia de Dourados reúne estas três etnias. Daiane acha importante o Miss Indígena para divulgar a beleza nativa e ajudar a combater o preconceito. Ela estuda na Escola Guateka e sonha em ser médica para atuar na comunidade em que nasceu e cresceu.

Fernando da Silva Souza Júnior, 17 anos, eleito mister indígena no ano passado junto com Daiane ,também entrega a faixa ao seu sucessor no próximo sábado. Estudante de direito, Fernando diz que representar sua aldeia como Mister Indígena foi uma forma de aprender como é ser índio na atualidade.

Fernando e Daiane, a Miss e o Mister Indígena que forem escolhidos no sábado, dia 12 de abril, estarão recepcionando os convidados para a abertura dos eventos oficiais na segunda-feira quando acontece a abertura do I Encontro Regional dos Povos Indígenas de Dourados que vai debater sustentabilidade, organização, direitos indígenas e a 1ª feira cultural. O evento terá a participação de palestrantes índios e não índios, tanto de Dourados como de outros estados, conforme informou Leomar Mariano (técnico agrícola) e membro da Coordenadoria de Assuntos Indígenas.



www.progresso.com.br/caderno-a/eventos-marcam-o-dia-do-indio-em-dourados
PIB:Mato Grosso do Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Dourados
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.