Um mineroduto que passou em minha vida - A água que ficou mais longe para o senhor

O Tempo - http://www.otempo.com.br - 24/03/2014
Uma mina, um mineroduto, um porto e muitos problemas. Por 525 Km, o projeto Minas-Rio, da Anglo American, vai unir, por meio de um mineroduto, a extração de minério de ferro, em Minas Gerais, ao porto, no Rio de Janeiro. O mineroduto é o maior do mundo e o complexo só espera a concessão das licenças de operação para começar a funcionar, o que deve acontecer até o fim do ano. Enquanto os tubos do projeto vão sendo enterrados, um rastro de insatisfação vai se abrindo entre os atingidos, que se sentem abandonados pela empresa.


Acostumado com água farta e limpa em sua casa desde que nasceu, em 1925, o lavrador Aristides José dos Santos não esperava que aos 88 anos tivesse dificuldade para conseguir até mesmo o que beber. O líquido, que antes corria pela propriedade situada em João Antônio, pequeno povoado de São Domingos do Prata, na região Central de Minas Gerais, secou depois que a obra do mineroduto Minas-Rio começou no terreno vizinho. Foram 41 dias sem água nenhuma, em meados do ano passado, até que uma intervenção de órgãos ambientais fez com que a empresa responsável pela obra instalasse uma caixa d'água no quintal da pequena casa.

Nos dias de seca, Aristides e a mulher, Maria Elisa dos Santos, 78, caminhavam cerca de meia hora até conseguir água na comunidade vizinha. O casal cuidava ainda de uma irmã de Aristides, de 94 anos, que faleceu pouco depois. "Ela tinha que tomar dois banhos por dia", lembra Maria. Mesmo com a caixa d'água, o problema não foi solucionado. "A água da caixa é quente e não é muito limpa, encarde as roupas", conta Maria.

A solução seria usar água mineral para beber, mas aAnglo mandou sete galões, também em meados do ano passado, com 20 litros cada, e não voltou mais. As embalagens vazias estão amontoadas na cozinha, e o casal de idosos continua encarando a jornada a pé e contando com a boa vontade de quem mora perto para ter água limpa e fresca para beber.

Sem forças para brigar com a multinacional, Aristides está conformado em passar os seus dias sem água potável em sua terra e espera apenas a justiça divina. "Desde criança, no tempo do meu pai e da minha mãe, eu estou acostumado com água limpa. Se essa firma soubesse que o poder de Deus é grande, não faria isso", diz.

Inquérito. Os danos ambientais causados pelo empreendimento Minas-Rio na região de São Domingos do Prata podem ser alvo de inquérito civil movido pelo Ministério Público na cidade. O promotor Thiago Fernandes de Carvalho já se reuniu com os moradores e com o Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (Codema).

"Solicitei o envio da documentação e estou aguardando para instaurar o inquérito civil", diz ele, que chegou à cidade em dezembro do ano passado. Segundo Carvalho, há poucas reclamações formais contra a obra, mas muitos indícios dos danos causados. No Codema, há duas pastas com relatórios técnicos de vistorias e relatos dos moradores, fruto de audiências públicas realizadas na cidade.


A SIMPATIA DO ARY

Ary Jorge Teixeira, 50 / Borracheiro / Morador do distrito do Sapo, em Conceição do Mato Dentro

Quem ouve a voz mansa e vê o sorriso largo do "seu" Ary não imagina os transtornos que a família dele enfrenta há quase um ano, quando o terreno deles foi cercado pela obra do mineroduto. Mas quem presta atenção a suas palavras, percebe o drama que ele tem vivido: além da invasão da sua propriedade e da falta dágua, ainda há a insegurança de criar filhas adolescentes a poucos metros de um alojamento com centenas de operários. "Elas não saem de casa sozinhas nem pra ir ao ponto de ônibus", conta. Isoladas de quase tudo, as meninas se alegram com a nossa presença, conversam, mostram fotos do casamento da prima e ainda nos convidam a ir a uma cachoeira que "nem fica longe, uma hora e meia daqui". Mesmo com o calor escaldante, eu e Mariela declinamos do convite porque estávamos ainda na primeira cidade do trajeto e nossa jornada era longa.]


O AMOR SIMPLES DE ARISTIDES E MARIA

Aristides José dos Santos, 88 / Maria Elisa dos Santos, 78 / Agricultores / Moradores de João Antônio, distrito de São Domingos do Prata

Com uma simplicidade desconcertante, seu Aristides e dona Maria desfiaram um rosário de lembranças e de amor que mora nos detalhes. Antes de posar para a foto, dona Maria ajeitou a gola da camisa puída do esposo. Quando viu o retrato dos dois, elogiou: "ele ficou bonito". Aristides retribuiu: "ela passa no exame". São 60 anos de casados. O convite das bodas de ouro, celebradas em 2003, está emoldurado e exposto na parede. O dos 60 anos de casados está encadernado e Aristides nos mostrou com orgulho. Quase na despedida, ele contou que Maria canta no coral da igreja. "O senhor não canta?", perguntei. Ela apressou-se em responder: "Ele canta o hino nacional bonito que você precisa ver". Saímos, eu e Mariela, com lágrimas nos olhos.


A GENEROSIDADE DA DONA RITA

Rita Teixeira Filha Moura, 51 / Dona de casa / Moradora do distrito do Sapo, em Conceição do Mato Dentro

Chegamos à casinha simples no meio da tarde e sem avisar. O acesso é à pé por um terreno acidentado, porque a estrada que levava até lá foi engolida pelo mineroduto. Dona Rita queria aproveitar o fogão a lenha já aceso para coar um cafezinho. Recusamos porque o dia muito quente não combinava com café. Sem mais o que nos oferecer, pegou os dois únicos biscoitos de polvilho que tinha em casa, repartiu em seis pedaços e distribuiu entre os três integrantes de nossa equipe, eu, Mariela (fotógrafa) e Reginaldo (motorista). Diante da comovente generosidade, não tivemos como recusar.


A BOA VONTADE DO JOÃO

João Batista da Silva, 32 / Lavrador / Morador do distrito de Cabeceira do Turco, em Conceição do Mato Dentro

Além de nos contar sua história, João Batista se tornou parte da equipe por um dia e meio. Sem ele, talvez não conseguíssemos encontrar os caminhos tortuosos que levam às comunidades do Turco e de Água Quente e também teríamos que nos esforçar para ganhar a confiança dos arredios moradores desses povoados. Com ele, ficou mais fácil. Como se não bastasse, João ainda fez questão de descer do carro inúmeras vezes para abrir as porteiras que encontramos pelo caminho, evitou que o carro ficasse atolado nas estradinhas de terra mais apropriadas a um veículo off road do que a um Palio, e ajudou a Mariela a carregar os pesados equipamentos de fotografia.


AS CRENDICES DA ADRIANA

Adriana Silva Oliveira, 28 / Tribo Imbiruçú, em Carmésia

Na falta de um título oficial para a mulher do cacique, Mariela resolveu chamá-la de "primeira dama" e eu optei por "cacica". Pois Adriana, a cacica, está grávida do terceiro filho. "Menino ou menina?", quisemos saber. "Homem", respondeu rápido o cacique, expilcando que uma tia colocou a mão na barriga da mulher e sentiu que nasceria um menino. "Tia velha sabe das coisas", justificou ele. "Vai ser moça", returcou Adriana. Ela explicou que uma coruja cantou na cozinha de casa no início da gravidez, sinal de que o bebê seria menina. Ela faria um ultrassom na semana seguinte. Pegamos o número do telefone dela e, dois dias depois, a curiosidade nos venceu e liguei para ela. "Cacica, tudo bem? Estou ligando para saber quem acertou, a tia ou a coruja..." Ela riu. Disse que a coruja estava certa e que uma menina estava a caminho da tribo. Agora só faltava alguém da aldeia sonhar com o nome da criança, como manda a tradição.


A MOBILIZAÇÃO DA DADÁ

Maria da Graça Drumond Andrade / Professora / Moradora de São Domingos do Prata

Maria da Graça é conhecida em São Domingos do Prata como Dadá. E bem conhecida. É ela quem reúne e mobiliza os moradores da região em busca de soluções para os problemas causados pelo mineroduto. Na sua luta, ela já procurou o Ibama, foi recebida pelo promotor do Ministério Público e participou de audiências públicas em Belo Horizonte. Elétrica, nos recebeu junto com o marido, Beline, para um café da manhã delicioso, traçou um roteiro que facilitou muito a nossa vida naquele dia e foi de uma hospitalidade sem igual.


O SENSO CRÍTICO DO PINDUCA

José Roberto de Almeida (Pinduca)52 / Agricultor / Morador de Água Preta, distrito de São João da Barra

São João da Barra (RJ), destino final da nossa jornada. É lá que está o Porto de Açu, que receberá o minério que vai sair de Conceição do Mato Dentro (MG) para ser exportado. É lá que encontramos Pinduca, um agricultor de 52 anos, morador do distrito de Água Preta, dono de terras secas, atingidas pelo processo de salinização gerado com a obra do porto. Dono de um olhar capaz de transmitir toda a revolta e de um senso crítico surpreendente, aceitou prontamente conversar com a reportagem, mostrou a indignação em cada pé de abacaxi seco. "Não sou contra o porto. Sou contra o 'desarespeito'. Quando o governo decreta acabar com a água, decreta acabar com o país", desabafou.



http://www.otempo.com.br/cmlink/hotsites/especial-mineroduto/a-%C3%A1gua-ficou-mais-longe-para-o-senhor-aristides-1.812019
Populações Tradicionais

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Fazenda Guarani
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.