Nova escola de Rolândia acompanha crescimento de bairro da cidade

Agência de Notícias do Paraná - http://www.aen.pr.gov.br - 13/03/2014
A rotina dos alunos Gabriela Fernanda Rodrigues, 16 anos, e Alisson Marin, 17, mudou. Os dois estudam no Colégio Estadual Professor José Alexandre Chiarelli, em Rolândia, no Norte do Paraná, nova escola estadual que começou a ser usada pela comunidade em fevereiro de 2014. O Governo do Paraná investiu R$ 3,3 milhões na construção da escola, no bairro San Fernando, local que concentra vários conjuntos habitacionais novos e cuja população vem crescendo.

Gabriela e Alisson agora podem dormir até um pouco mais tarde, pois moram perto do novo colégio e vão a pé para aula. Antes tinham que acordar mais cedo e se deslocar de ônibus, cerca de 4 quilômetros, para estudar no Colégio Estadual Presidente Kennedy, no Centro da cidade.

"Ficou bem melhor virmos para a escola, agora estudamos perto de casa. O colégio novo está bom, tem poucos alunos na minha sala de aula e eu consigo aprender melhor as matérias", disse Gabriela Fernanda Rodrigues, do 2o ano do Ensino Médio. Alisson Marin, do 3o ano, também gostou de mudar para a nova unidade. "É bom estudar em um ambiente novo, agradável, em que tudo funciona bem", disse.

O Colégio Estadual Professor Alexandre Chiarelli tem capacidade para atender até 1.800 alunos. Em 2014 estão matriculados 400 estudantes, mas a tendência é que já nos próximos anos esse número aumente. "Novos conjuntos habitacionais estão em construção no bairro e a escola será muito importante para atender essa demanda. A comunidade nos acolheu muito bem", explicou a diretora Gleice Vaz Passarin.

A nova escola tem 20 salas de aula, biblioteca, laboratório de informática, sete salas administrativas para professores e pedagogos, banheiros adaptados para pessoas com deficiência, cozinha, depósito de merenda e pátio coberto.

O prédio conta também com elevador e rampa de mobilidade, pista tátil e corrimão para alunos cegos, além de saídas de emergência. Além disso, a escola possui quadra poliesportiva coberta e sala ambiente.

INVESTIMENTO - A escola Alexandre Chiarelli de Rolândia é uma das 10 novas unidades que o Governo do Paraná entregou para a população ao longo de 2013. Em quatro anos, de 2011 até o final de 2014, serão construídas 81 novas escolas estaduais no Paraná.

O investimento nestas obras é de mais de R$ 317 milhões. Os recursos são do Governo do Estado e também de convênios e parcerias com o governo federal e os municípios. Desde 2011 a população já recebeu 31 novas escolas.

Entre as unidades que já foram concluídas e estão em uso, 11 escolas são indígenas e duas são Centros Estaduais de Educação Profissional (Ceeps Terra Roxa e Sudoeste), colégios que oferecerem cursos técnicos profissionalizantes gratuitos. Além das 11 novas escolas indígenas já em funcionamento, outras duas estão em construção - a Escola Estadual Indígena Pindoty, em Paranaguá, e a Escola Estadual Indígena Arandu Miri, na cidade de Inácio Martins.



http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=79427
PIB:Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Rio Areia
  • TI Ilha da Cotinga
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.