Diamante do Oeste cria Divisão de Cultura Indígena

O Paraná - http://www.oparana.com.br - 06/02/2014
Com objetivo de elaborar políticas públicas às comunidades tradicionais, o município de Diamante do Oeste criou a Divisão da Cultura Indígena. Com status de diretoria e subordinada ao gabinete do prefeito Renato Pereira, o departamento foi instituído por meio de aprovação de lei nas últimas sessões legislativas de 2013.

Segundo Renato Pereira, o município de Diamante do Oeste é pioneiro na ação, uma vez que não existem no Paraná prefeituras que tenham criado secretarias ou diretorias específicas para tratar da temática indígena. Nem mesmo em Nova Laranjeiras, município que conta com a maior reserva indígena do Estado, há experiência similar.

O prefeito estuda ainda a possibilidade de implantar a estrutura da divisão na própria comunidade indígena. "A criação deste departamento é um compromisso de nossa campanha em virtude do município ter duas aldeias com áreas demarcadas. Já a nomeação do Adriano é resultado de seu esforço e mérito da comunidade dos guarani que estão cada vez mais buscando sua organização", afirma.

Em Diamante do Oeste existem cerca de 170 famílias da etnia Guarani divididas em duas aldeias (Tekoha Añetete e Itamarã). Segundo levantamento da Secretaria Especial de Assuntos Fundiários, a região está entre as áreas do Paraná em situação de vulnerabilidade social, com as famílias abaixo da linha da pobreza.

A chefia da divisão será de responsabilidade de um indígena, o guarani Adriano Rokenju Chamorro, que foi empossado durante a semana pelo prefeito Renato. O indígena falou de sua expectativa com a criação da divisão e de sua responsabilidade. "Nosso objeto é buscar as melhorias para as aldeias, em especial em questões de saúde, agricultura e melhorias das estradas", diz o guarani.

Chamorro relata que as aldeias necessitam de uma estrutura de um posto de saúde e ainda traça como objetivo para uma das aldeias a busca de recursos por meio dos royalties da Itaipu Binacional, uma vez que apenas uma das aldeias obtém repasses da compensação financeira.



http://www.oparana.com.br/variedades/diamante-do-oeste-cria-divisao-de-cultura-indigena-45229/
PIB:Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Tekohá Añetete
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.