PF realiza a Operação Tacape na reserva indígena de Mangueirinha

O Diário.com - http://londrina.odiario.com - 23/01/2014
Homens da Polícia Federal de Guarapuava, região centro-oeste do Estado, realizaram na manhã desta quinta-feira (23), a Operação Tacape, cumprindo quatro mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva expedidos pela Justiça Federal de Pato Branco, no sudoeste do Estado.

Sem incidentes, a operação terminou com a prisão do vice-cacique na própria reserva. Já o cacique se apresentou espontaneamente na Superintendência da PF no Paraná, em Curitiba, sendo que o mandado de prisão preventiva foi cumprido após ele ter sido interrogado.

O objetivo principal da operação era prender o atual cacique e o vice-cacique da Reserva Indígena de Mangueirinha, no município de Mangueirinha, também na região centro-oeste, além de apreender armas de fogo e munições.

Durante a operação foram apreendidos documentos e telefones celulares, mas nenhuma arma de fogo ou munição foi localizada e apreendida.

Entre os crimes, os indígenas foram indiciados por bando armado, roubo qualificado, dano qualificado, lesão corporal, constrangimento ilegal, ameaça, sequestro e cárcere privado, violação de domicílio e disposição de coisa alheia como rpópria, todos os crimes previstos no Código Penal. Além disso há ainda a posse e porte ilegal de arma de fogo.

O cacique e o vice-cacique também são investigados, juntamente com outros envolvidos, pelo crime contra o patrimônio na modalidade de usurpação, produzir bens ou explorar matéria-prima pertencentes à União, sem autorização legal ou em desacordo com as obrigações impostas pelo título autorizativo.

Ao todo os dois indígenas foram indiciados em 11 crimes e ficarão custodiados em Curitiba à disposição da Justiça. Outras duas pessoas prestaram declarações à PF diante dos crimes investigados.

Segundo informações da PF, durante a operação não foram registrados incidentes, sendo que participaram 35 policiais federais e apoio de 15 policiais militares da Rotam.



http://londrina.odiario.com/policia/noticia/798258/pf-realiza-a-operacao-tacape-na-reserva-indigena-de-mangueirinha/
PIB:Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Mangueirinha
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.