Justiça determina reintegração de área ocupada por índios em Miranda

G1 - http://g1.globo.com - 15/10/2013
Indígenas estão na chácara Boa Esperança desde quarta-feira (9). Eles relatam atentados. Policiais federais estiveram no local.


A Justiça determinou nesta terça-feira (15) a reintegração de posse da chácara Boa Esperança, em Miranda, distante 203 quilômetros de Campo Grande, ocupada por cerca de 300 indígenas desde o último dia 9. Os índios relatam atentados e policiais federais foram para o local.

Ao G1, o dono da propriedade, Ernesto Melani, disse que havia pedido de reintegração de posse nessa segunda-feira (14). Ele declarou que cerca de 50 índios chegaram ao local na semana passada, onde estava apenas um funcionário, que deixou a área. Não houve violência. Melani afirmou que foi a primeira vez que o local foi ocupado.

Segundo o líder indígena da região, Paulino Terena, 30 anos, na noite de segunda-feira (14), dois homens invadiram a propriedade e atiraram contra as mulheres indígenas.

Ao G1, a assessoria da Polícia Federal (PF) informou que não tem a confirmação do atentado e que enviou policiais ao local para manter a situação de tranquilidade na área.

O grupo de indígenas reivindica a área que faz parte da Terra Indígena Pillad Rebuá, identificada pela Fundação Nacional do Índio (Funai) com 10,4 mil hectares.

O G1 entrou em contato com a Funai, em Brasília, na manhã desta terça-feira e até a publicação desta reportagem não teve retorno.



http://g1.globo.com/mato-grosso-do-sul/noticia/2013/10/justica-determina-reintegracao-de-area-ocupada-por-indios-em-miranda.html
PIB:Mato Grosso do Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Cachoeirinha
  • TI Pilade Rebuá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.