Tribo indígena realiza manifestação em Alagoas para cobrar melhorias

G1 - http://g1.globo.com - 02/10/2013
Índios da Wassu Cocal realizaram um protesto na BR-101.
Manifestação fez parte de calendário de ações nacionais.


Em Joaquim Gomes, os índios da tribo Wassu Cocal realizaram um protesto na BR-101, na terça-feira (1), para chamar a atenção sobre a demarcação de terras, educação e a saúde indígenas. A manifestação faz parte de um calendário de ações nacionais em defesa da constituição cidadã, que completou 25 anos este ano.

Os índios fecharam os dois sentidos da rodovia, com cartazes de reivindicações. Também fizeram danças, em sinal de protesto. "Temos comissões de índios indo a Brasília para protestar no congresso nacioal e reivindicar os nossos direitos", disse o líder comunitário Júnior Wassil.

Eles pedem melhorias na educação que, segundo os professores, sofre com a falta de funcionários e de valorização profissional. "Nossa educação é sustentada há 11 anos por monitores, que acabam não tendo os mesmos direitos que os professores devem ter", destacou a professora Eleuza Lima.

Segundo o vice-presidente do conselho distrital de saúde indígena, Mizael da Silva, a saúde também é outra área que precisa de maior atenção do poder público, de acordo com a comunidade.



http://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2013/10/tribo-indigena-realiza-manifestacao-em-alagoas-para-cobrar-melhorias.html
PIB:Nordeste

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Wassu-Cocal
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.