Tefé (AM) sedia a quarta edição do projeto MPF na Comunidade

MPF/AM - http://www.pram.mpf.mp.br - 19/09/2013
Equipe do MPF/AM estará em Tefé para colher demandas relativas à atuação da instituição; município de Coari e terra indígena em Alvarães também serão visitados na quarta edição


A população de Tefé (a 523 quilômetros de Manaus) poderá levar demandas relacionadas a questões federais ao Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM) e conhecer melhor sobre a instituição nos próximos dias. Na quarta edição do projeto MPF na Comunidade, servidores e procuradores do órgão promoverão atendimentos aos cidadãos do município e encontros com lideranças indígenas, comunitários e estudantes. Além de Tefé, Coari e Alvarães estão incluídos no itinerário previsto para a quarta edição.

A palestra de abertura será realizada no dia 23, no auditório do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) em Tefé, a partir de 19h. Na ocasião, os procuradores da República Márcio Albuquerque de Castro, Paula Cristine Belotti e Tatiana de Andrade Dornelles levarão informações e poderão esclarecer dúvidas sobre a atuação do MPF.

Para realizar os atendimentos aos cidadãos, uma equipe de servidores do MPF ficará instalada na Casa Paroquial de Santa Tereza, nos dias 24, 25 e 26 de setembro, no período de 8h as 17h. Também estão programadas visitas às terras indígenas Barreira das Missões (em Tefé), e Marajaí, situada no município de Alvarães (a 538 quilômetros de Manaus).

No último dia de atividades, o projeto visitará a comunidade Vila Sião na Floresta Nacional (Flona) de Tefé. A procuradora da República Tatiana Dornelles apresentará para 70 crianças que residem na localidade a Turminha do MPF, projeto criado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) que usa personagens ficcionais de cartuns, para a promoção da cidadania entre crianças e adolescentes no ambiente escolar, com linguagem e métodos próprios. Gibis do projeto serão distribuídos para os alunos. No dia 26, o MPF também se reúne com indígenas das etnias Mayoruna e Kambebas e com líderes de comunidades tradicionais extrativistas do município de Fonte Boa.

Tabatinga e Tefé são os dois únicos municípios do Amazonas, além da capital, com Procuradorias da República municipais instaladas. A Procuradoria da República no Município de Tefé (PRM/Tefé), implantada efetivamente no ano passado, funciona em Manaus em caráter provisório.

Coari - Em sua quarta edição, o projeto MPF na Comunidade também contemplará o município de Coari (a 363 quilômetros de Manaus). A programação prevista para o município, durante os dias 24 e 25 de setembro, inclui a realização de inspeções na cidade, visita à terra indígena Cajuhiri Atravessado, reunião com lideranças indígenas de várias etnias na sede do município e visita à Escola Municipal Francisco Lopes Braga, na qual outros 50 estudantes conhecerão o projeto Turminha do MPF.

Edições anteriores - O projeto MPF na Comunidade tem priorizado, em suas edições, localidades onde não há sede física do MPF/AM. O município de São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros a noroeste de Manaus) foi o primeiro a receber uma edição do projeto, nos dias 9 e 10 de novembro de 2012. Na segunda edição, realizada entre os dias 3 e 7 de junho de 2013, a comitiva do MPF/AM levou as ações do projeto a Humaitá (distante 590 quilômetros ao sul de Manaus). A terceira edição foi sediada em Lábrea, a 700 quilômetros a sudeste de Manaus, entre os dias 29 de julho e 1" de agosto.

Em maio deste ano, o projeto foi regulamentado no âmbito da Procuradoria da República no Amazonas (PR/AM). A iniciativa, que conta com o apoio da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), foi considerada uma boa prática pela Corregedoria do Ministério Público Federal, conforme Relatório de Correição Ordinária de 2012.



http://www.pram.mpf.mp.br/news/mpf-na-comunidade/tefe-am-sedia-a-quarta-edicao-do-projeto-mpf-na-comunidade
PIB:Solimões

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Marajaí
  • TI Barreira da Missão
  • TI Cajuhiri Atravessado
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.