Criada a primeira orquestra indígena terena do Mato Grosso do Sul

A Tribuna News - http://www.atribunanews.com.br - 13/08/2013
Alunos da etnia terena de escolas públicas de Aquidauana e Anastácio receberão aulas de teórica e prática de instrumentos


O Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi, em parceria com o Instituto Ressoarte, anunciam o início do projeto 'Orquestra Indígena TekoArandú', que prevê a implantação de uma orquestra indígena de metais e percussão para os alunos terenas de cinco escolas públicas de Anastácio e Aquidauana, no Mato Grosso do Sul. O objetivo é promover a diversidade e visibilidade da identidade cultural dos povos indígenas desta etnia.

A orquestra será formada por 50 alunos indígenas da comunidade Aldeinha e da rede pública de ensino, que receberão oficinas de formação musical teórica e prática de instrumentos de percussão e sopro. As aulas possuem duração de dez meses e terão início no mês de agosto. Além da orquestra, serão ministradas oficinas de violão para 25 alunos pelo mesmo período, beneficiando um total de 75 jovens. Também serão realizadas oficinas de musicalização para 125 crianças durante cinco meses nas aldeias de Aquidauana/MS. Ao término do projeto serão realizadas apresentações em seis comunidades indígenas: as aldeias Aldeinha, Lagoinha, Limão Verde, Bananal, Água Branca e Ipegue.

Além da orquestra indígena, em 2013 no estado do Mato Grosso do Sul, o Oi Novos Brasis apoiou o projeto Oficina Panificadora, da Sociedade Eunice Weaver de Campo Grande, que capacitou 40 adolescentes na área de panificação para geração de trabalho e renda. Em 2012, o Oi Futuro apoiou também o projeto Núcleo Tecnológico, do Moinho Cultural em Corumbá, que ofereceu aulas de fotografia, produção fonográfica, processo criativo, e de captação e edição de imagens para os integrantes do núcleo e de escolas públicas de Corumbá e Ladário.

Em sua 9ª edição, o Programa Oi Novos Brasis recebeu 578 inscrições de todo o Brasil, para apoio financeiro a projetos socioambientais que visem à sustentabilidade em suas três dimensões: social, econômica e ambiental. Nesta edição, 16 estados foram contemplados, alcançando todas as regiões brasileiras. Puderam participar do edital organizações sem fins lucrativos, regularmente constituídas e legalizadas há pelo menos um ano, com projetos em fase de planejamento ou andamento nas seguintes áreas: Educação para a Sustentabilidade, Garantia de Direitos (em especial no âmbito da acessibilidade) e Trabalho e Renda (qualificação profissional e empreendedorismo).


Construindo Novos Brasis

O Oi Novos Brasis é um dos principais programas do Oi Futuro. Desde a sua criação, em 2004, o programa já apoiou 141 projetos, sem considerar os selecionados da nona edição. Foram beneficiadas mais de 100 mil pessoas, entre populações tradicionais, jovens rurais, pessoas com deficiência, mulheres empreendedoras e comunidades que lutam para preservar suas culturas, ratificando a importância da valorização da diversidade sociocultural brasileira.



http://www.atribunanews.com.br/variedades/cultura/criada-a-primeira-orquestra-indigena-terena-do-mato-grosso-do-sul
PIB:Mato Grosso do Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Aldeinha
  • TI Cachoeirinha
  • TI Limão Verde
  • TI Taunay/Ipegue
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.