Indígenas desocupam propriedade no Norte do RS, diz polícia

G1 - http://g1.globo.com/ - 19/07/2013
Reunião na tarde de quinta-feira (18) havia definido desocupação.
Brigada Militar diz que saída de grupo foi tranquila.

Os índios que invadiram uma propriedade em Cacique Doble, no Norte do Rio Grande do Sul, deixaram o local na quinta-feira (18), após reunião entre o governo do estado e lideranças indígenas. Pelo menos 120 pessoas estavam na fazenda. De acordo com a Brigada Militar do município de Sananduva, que acompanhou a movimentação, a saída foi tranquila.

O grupo indígena havia invadido a propriedade de 100 hectares na terça-feira (16), alegando que o local integra a demarcação de terras feitas pela Funai.

Na mesma região, outra fazenda foi ocupada na segunda-feira (15), porém em Sananduva. Um conflito entre agricultores e índios deixou quatro pessoas feridas. Os proprietários da terra derrubaram galpões e quebraram telhados para evitar que os locais pudessem servir de abrigo em novas invasões. Após o tumulto, o grupo de índios deixou a área e invadiu a propriedade de Cacique Doble


http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2013/07/indigenas-desocupam-propriedade-no-norte-do-rs-diz-policia.html
PIB:Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Cacique Doble
  • TI Passo Grande do Rio Forquilha
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.