No Sul, atraso na demarcação pune os 2 lados

OESP, Política, p. A12 - 09/06/2013
No Sul, atraso na demarcação pune os 2 lados

Elder Ogliari / PORTO ALEGRE

Uma das situações mais tensas da disputa por terras entre agricultores e índios se estende há pelo menos um século no noroeste do Rio Grande do Sul. Preocupados com o andamento dos estudos para demarcação de pelo menos 17 terras indígenas no Estado, agricultores bloquearam uma rodovia e tiveram o pedido de suspensão dos processos atendido.
Os índios protestaram diante do Palácio Piratini, em Porto Alegre, e foram recebidos pelo governador Tarso Genro (PT), que lembrou que a Constituição estadual prevê indenização para agricultores que tiverem de sair de áreas indígenas.
Vítimas. Adilson Policena, cacique dos caingangues em São Valério do Sul, diz que "o governo tem obrigação de fazer acontecer o que diz a Constituição e garantir aos índios seu espaço de sobrevivência". Para ele, índios e agricultores são vítimas do governo. "Conflito não traz benefício para nenhum dos lados".
"Os agricultores estão defendendo o que é deles", diz o representante da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf-Sul), Sidimar Lavandoski. Segundo ele, a entidade defende o direito de os agricultores ficarem nas propriedades porque contam com títulos legítimos, outorgados pelo Estado.
O Estado tem, segundo a Funai, uma área homologada e 16 regularizadas, num total de 64 mil hectares. Das outras 17, objetos da disputa em curso, nove estão em fase de reconhecimento; as duas delimitadas e as seis declaradas somam 45 mil hectares.

OESP, 09/06/2013, Política, p. A12

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,no-sul-atraso--na-demarcacao--pune-os-2-lados-,1040365,0.htm
PIB:Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Inhacorá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.