Projeto com índios do Pará recebe prêmio

Assessoria de Comunicação do Sipam -Belém-PA - 11/07/2004
O projeto "Frente de Proteção Etno-ambiental Cuminapanema", elaborado pela Coordenadoria dos Índios Isolados da Funai - Fundação Nacional do Índio, no Pará, foi o campeão da categoria Comunidades Governo do Prêmio Superecologia, divulgado esta semana em São Paulo. Com apoio do Sipam - Sistema de Proteção da Amazônia foi possível realizar a inscrição pela internet mesmo estando numa região de difícil acesso e sem energia elétrica.
O trabalho é totalmente desenvolvido na tribo dos Zo'e, grupo tupi-guarani que habita a região de Cuminapanema, norte do Pará. Segundo João Lobato, chefe do posto indígena da Funai na tribo, a proposta é resgatar os valores e tradições da comunidade, que mesmo habitando uma região isolada, sofria as influências da cultura urbana. O desgaste cultural era um dos principais fatores que levava os índios à marginalização, constatou Lobato.
Sipam - A iniciativa da Funai resultou aos Zo'e o prêmio de vencedores da categoria Comunidades-Governo e finalista no Grande Prêmio da Superecologia, promovida pela revista Superinteressante (editora Abril). A tribo dispõe de um telefone por satélite instalado pelo Sipam. O equipamento permite aos índios o contato com o Centro Regional do Sipam em Belém ou qualquer outra localidade da Amazônia atendida pelo Sipam. Foi através de um contato telefônico com o Sipam em Belém, no mês de março, que a tribo Zo'e fez a inscrição no prêmio Superecologia.
"Nós digitamos o projeto e encaminhamos para a coordenação do Prêmio pela internet", explica Euclides Sales, assessor institucional do Sipam em Belém. Ele destaca que ação está dentro da nova proposta do órgão, que é promover o acesso da comunidade à tecnologia e à informação: "Com isso nós queremos levar cidadania aos povos da região".
Comunicação - Atualmente o único meio de comunicação da tribo Zo'e é o telefone do Sipam. O equipamento é ligado a uma antena alimentada por energia solar. Cerca de 20 postos em aldeias indígenas contam com o apoio tecnológico do Sipam somente no estado do Pará. No total, são 914 postos de comunicação na região amazônica disponibilizados para prefeituras e órgãos parceiros, como a própria Funai.
A organização do Prêmio Superecologia já entrou em contato com o Sipam para planejar o envio do troféu de finalista à comunidade de Cuminapanema. Um grupo de jornalistas da revista Superinteressante esteve na região em maio para preparar uma matéria especial sobre os Zo'e.
PIB:Amapá/Norte do Pará

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Zo´é
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.