Folha de Boa Vista-Boa Vista-RR - 04/06/2004
O tuxaua Jango Souza Ambrósio, morador da comunidade São Marcos, disse aos índios presentes na Assembléia que sabe o que é um indígena viver em área homologada de forma contínua. "Moro em área de demarcação contínua. Lá não podemos extrair uma madeira", garantiu.
Jango disse que a área do São Marcos no decreto 312/91 foi homologada em 29 de novembro de 1991. "Fui criado junto à civilização. Aprendi a ler e escrever e hoje com a homologação querem nos obrigar a voltar ao passado", declarou, afirmando que não tinha interesse em voltar ao passado, mas foi obrigado.
João de Souza, 56, disse aos tuxauas ter um irmão que vive na área São Marcos. "Lá ele não pode caçar ou extrair uma madeira. Para tudo tem de pedir permissão. Não podemos permitir que isso ocorra aqui conosco", desabafou, pedindo aos indígenas que lutem contra a demarcação em área contínua. (E.F)
PIB:Roraima/Lavrado
Áreas Protegidas Relacionadas
- TI São Marcos
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.