Índios Kanela discutem produção de alimentos na Embrapa

Embrapa - http://www.embrapa.br/ - 21/06/2006
A Embrapa Cerrados (Planaltina-DF), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realiza nos dias 22 e 23 de junho uma reunião técnica entre representantes do povo indígena Kanela Ramkokamenkra, do Maranhão, pesquisadores da Embrapa e antropólogos para intercâmbio de conhecimentos visando a segurança alimentar.

O programa terá início na manhã do dia 22 no auditório Roberto Engel Aduan, na sede da Embrapa Cerrados, na BR 020, em Planaltina, e prossegue no dia seguinte com visitas ao sítio Felicidade, em Formosa (GO), e à Feira Nacional da Agricultura Familiar, no Parque da Cidade, em Brasília. Na Feira da Agricultura Familiar, os índios irão visitar o estande da Embrapa Cerrados e assistir a uma apresentação sobre uso e aproveitamento alimentar de frutos nativos do Cerrado.

O chefe-geral da Embrapa Cerrados, Roberto Teixeira Alves, fará a abertura do evento na sede da Embrapa Cerrados. Os pesquisadores da Embrapa Cerrados Cláudio Franz, Lucimar Rodrigues e Patrícia Bustamante apresentam um balanço da visita feita à terra indígena Kanela. A seguir, Jonaton Júnior, representante da Fundação Timbira, apresenta um projeto da Inter American Foundation.

Os índios da comunidade maranhense de Kanela terão ainda no primeiro dia do evento a oportunidade de conhecer os riscos da agricultura em grande escala em comunidades indígenas, tema da palestra a ser proferida pelos pesquisadores Carlos Roberto Spehar e João Roberto Correia, da Embrapa Cerrados.

As tecnologias disponibilizadas pela Embrapa Hortaliças, que podem ser utilizadas pela comunidade indígena, serão apresentadas pelo pesquisador João Bosco Silva após o almoço. Também durante à tarde, os índios maranhenses irão visitar o viveiro de mudas da Embrapa Cerrados e poderão trocar idéias com o pesquisador Geovane Andrade. A programação prevê ainda visitas e palestras sobre tecnologias de mecanização agrícola, ministrada pelo pesquisador Cláudio Franz, e sobre experimentos de adubos verdes, manejo e conservação de solo, a ser apresentada pelos pesquisadores Arminda Carvalho e João Roberto Correia.



http://www.embrapa.br/imprensa/noticias/2006/junho/noticia.2006-06-21.3298054630/?searchterm=ind%C3%ADgena
PIB:Goiás/Maranhão/Tocantins

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Kanela
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.