Índios da aldeia Bahia das Onças, em RO, ganham 'dia de saúde' pela 1ª vez

G1 - http://g1.globo.com - 24/10/2012
Ação tenta levar cidadania, educação e lazer para comunidades carentes.
Em 2012, 25 mil procedimentos já foram realizados no estado.


Índios da Aldeia Bahia das Onças, localizada em Guajará-Mirim, RO, receberam a equipe do Projeto Verão Limpo, que leva serviços de saúde a indígenas que vivem às margens dos rios Guaporé e Mamoré. No décimo dia de assistência, o projeto chegou à tribo Jabuti e atendeu a 125 famílias.

A embarcação atracou na aldeia e o grupo do centro médico da Assembleia Legislativa de Rondônia faz o atendimento às crianças, adutos e idosos. Serviços médicos, cortes de cabelo e kits domésticos entregues pelo Comando do Corpo de Bombeiros do Rondônia foram oferecidos à comunidade. Um índio ferido por uma arraia recebeu auxílio médio na embarcação equipada.

De acordo com o sargento José Ricardo Vasques, coordenador operacional do 'Verão Limpo', a equipe foi recebida com entusiasmo pelos índios da aldeia Bahia das Onças, já que esta foi a primeira vez que a iniciativa chegou até a tribo.

Durante os exames, os médicos constataram um alto índice de HPV entre as índígenas, o que chamou a atenção da equipe, que repassou os resultados à Fundação Nacional do Índio (Funai).


Mais qualidade de vida

O projeto Verão Limpo foi idealizado pelo comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Lioberto Ubijara, em 2006, quando aconteceu a primeira edição. Na 6ª edição, a ação atende a todo estado e leva atendimentos de saúde, lazer, cidadania, educação e cuidados com o meio ambiente para comunidades mais carentes e afastadas do centro urbano das cidades.

Segundo o sargento Vasques, em 2011 foram atendidas, aproximadamente, 14 mil pessoas. Em 2012 já foram feitos 25 mil procedimentos. Cerca de 30 mil pessoas foram atendidas.

"A gente vê a dificuldade de quem mora em beiras de rios ou afastados do centro urbano. O projeto tenta garantir uma oportunidade de melhor qualidade de vida", explica Vasques.

O projeto Verão Limpo termina no dia 26 de novembro com uma ação social na Zona Leste de Porto Velho.



http://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2012/10/indios-da-aldeia-bahia-das-oncas-em-ro-ganham-dia-de-saude-pela-1-vez.html
PIB:Rondônia

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Rio Guaporé
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.