Estudante de enfermagem quer trabalhar na reserva indígena onde nasceu. Universidade federal destina 10 vagas a indígenas cotistas por vestibular.
A próxima formatura do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) promete ser especial. No sábado (1o), receberá o diploma a primeira índia cotista formada pela universidade. E ela não esqueceu as origens, como mostra a reportagem do RBS Notícias (veja o vídeo).
A poucos dias da formatura, Denise Letícia Marcolino já sabe o que quer fazer após se formar. A futura enfermeira vai cuidar da saúde dos integrantes da aldeia indígena em Redentora, na Região Noroeste do estado.
"É o que eu pretendo, retornar pra minha aldeia. Vou tentar fazer a melhor forma possível pra ajudar meu povo. Como eu sou indígena, eu sei a melhor forma de trabalhar com as pessoas de lá", diz a jovem.
Na Reserva do Guarita, onde Denise nasceu, os índios preferem ser atendidos por profissionais indígenas, principalmente pela facilidade na comunicação. O enfermeiro que trabalha no local atualmente vem todos os dias da cidade. "Muitos não falam português, principalmente os índios guaranis", conta João Paulo Bauer.
Segundo o líder da reserva, Evaldo Claudinho, uma das vantagens de ter um enfermeiro morando no local é a possibilidade de ter atendimento de saúde durante 24 horas por dia.
A mãe de Denise, que é professora, se orgulha da formatura da filha na universidade federal, uma das mais concorridas do estado. "Estou feliz, animada para ver ela", diz Ivone da Silva. A história de jovem serve de incentivo para os alunos da mãe dela, na escola caingangue.
A UFRGS destina 10 vagas por ano a alunos indígenas cotistas, que passam por um processo seletivo específico. No começo do mês, o Conselho Universitário (Consun) decidiu, em votação, manter o índice de 30% das vagas para cotistas autodeclarados negros e egressos de escolas públicas pelos próximos 10 anos.
http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2012/08/primeira-india-cotista-formada-pela-ufrgs-recebera-diploma-no-sabado.html
PIB:Sul
Áreas Protegidas Relacionadas
- TI Guarita
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.