Índios são condenados pela Justiça Federal de Passo Fundo por tentativa de homicídio

Portal da Justiça Federal da 4ª Região - http://www.jfrs.jus.br/ - 11/04/2012
A Vara Federal Criminal de Passo Fundo (RS) realizou ontem (10/4), no Salão do Júri do Fórum estadual de Passo Fundo, o julgamento pelo júri popular de sete índios da Reserva de Ligeiro acusados de tentativa de homicídio. O julgamento terminou na madrugada de hoje. Após 18 horas de sessão, o juiz federal Eduardo Gomes Philippsen proferiu a sentença absolvendo dois réus e condenando outros cinco. As penas aplicadas foram de três anos a oito anos e oito meses de reclusão.

Segundo a denúncia feita pelo Ministério Público Federal (MPF), no dia 3 de junho de 2004, uma viatura que trafegava em uma estrada da reserva conduzindo um servidor da Fundação Nacional do Índio (Funai) e dois indígenas da comunidade teve sua passagem interrompida por um tronco de árvore. Quando desceram da caminhonete para retirar o obstáculo da pista, os três foram alvo de tiros disparados por índios que saíram do interior da mata. As vítimas conseguiram fugir, mas um dos indígenas que estava na viatura foi atingido com um tiro de espingarda.

O Ministério Público Federal afirmou na denúncia que o crime foi motivado pela disputa de poder dentro da Reserva Indígena de Ligeiro, que fica no município de Charrua, e que os acusados agiram com intenção de matar, apenas não atingindo esse resultado por circunstâncias alheias à sua vontade. Os réus poderão recorrer da sentença em liberdade.



http://jf-rs.jusbrasil.com.br/noticias/3083629/indios-sao-condenados-pela-justica-federal-de-passo-fundo-por-tentativa-de-homicidio
PIB:Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Ligeiro
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.