Morre de falência múltipla dos órgãos índia Guató de 111 anos

Campo Grande News - http://www.campograndenews.com.br/ - 02/04/2011
Uma das índias mais velhas do Estado, Júlia Caetano, de 111 anos, morreu na manhã de hoje (2), às 8h30 de falência múltipla dos órgãos.

Júlia era da etnia Guató e uma das poucas representantes de seu povo que falava fluentemente o idioma tradicional - considerado ameaçado de extinção pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

A indígena vivia no Pantanal às margens do Rio Paraguai, na companhia do seu filho Vicente. Na última sexta-feira, o comando do 6o Distrito Naval da Marinha do Brasil, atendendo a solicitação do MPF (Ministério Público Federa), realizou o transporte de Dona Júlia para o Hospital de Caridade de Corumbá.

A paciente não resistiu e morreu por falência múltipla dos órgãos e complicações decorrentes da idade avançada. Dona Júlia será enterrada na aldeia indígena Uberaba.



http://www.campograndenews.com.br/cidades/interior/morre-de-falencia-multipla-dos-orgaos-india-guato-de-111-anos
PIB:Mato Grosso do Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Guató
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.