Rede estadual forma primeira turma de magistério indígena

Agência Pará de Notícias - http://www.agenciapara.com.br - 11/02/2012
Uma educação bilíngue, que respeite as características de seu povo e o ajude a ter autonomia. Com esses anseios, a primeira turma do Curso Normal em Nível Médio de Magistério Indígena, ofertado pela Escola Itinerante da Rede Pública Estadual de Ensino, formada por índios Tembé, concluiu na manhã de sexta-feira (10) sua formação. A cerimônia de formatura foi realizada na Aldeia Sede do Alto Rio Guamá, às proximidades do município de Capitão Poço (nordeste do Estado), e reuniu cerca de 200 pessoas, entre lideranças indígenas, autoridades e estudantes.

Os 14 formandos são indígenas residentes nas aldeias São Pedro, Iarape, Frasqueira, Tawari e Ituwaçu. O objetivo do magistério indígena é formar professores para que atuem nas quatro primeiras séries do ensino fundamental, ministradas em escolas localizadas nas terras indígenas do Alto Rio Guamá, Alto Turiaçu e Turé Mariquita, beneficiando mais de 500 estudantes.

Raimundo Nonato Tembé, 40 anos, já ministra aulas na escolas de sua aldeia e foi o orador da turma. "Eu tenho orgulho de ser Tembé porque o sangue que corre em minhas veias é Tembé, e passa, há séculos por nossas famílias, para que existíssemos até hoje. Lutamos, há mais de 300 anos, para vencer a discriminação e para conquistar nossa autonomia. Esse certificado que estamos recebendo agora é mais um passo, mas ainda temos muitos desafios pela frente", declarou, acrescentando "que é preciso continuar os estudos para sermos nossos professores, enfermeiros e médicos".


Ensino Superior - No próximo mês, estudantes indígenas do Alto Rio Guamá farão a prova do primeiro Processo Seletivo para o curso de Licenciatura Intercultural Indígena, ofertado pelo campus da Universidade do Estado do Pará (Uepa) no município de São Miguel do Guamá. Esse será o primeiro curso específico para indígenas ofertado no Estado.

Em todo o território paraense residem 55 diferentes povos indígenas. Atualmente, cerca de 11 mil estudantes índios estudam em escolas públicas municipais e estaduais, onde cursam os ensinos fundamental e médio. De acordo com Aldeíse Gomes, diretora de Educação para Diversidade, Inclusão e Cidadania da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), outras seis turmas com 326 indígenas de 45 povos cursam o Magistério Indígena nos seguintes polos: Altamira, Capitão Poço, Marabá, Oriximiná, São Félix do Xingu e Santarém.

O curso é dividido em quatro séries. Além das disciplinas pedagógicas do magistério tradicional, os professores indígenas também estudam História da Educação Indígena, Antropologia, Linguística Aplicada e Língua Indígena. "Este é um momento histórico para a educação escolar indígena no Pará. Reconhecemos a luta deste povo que foi incessante para que hoje estivéssemos aqui. Estamos diante de um direito conquistado, garantido e respeitado", afirmou Aldeíse Gomes.



http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=93390#
PIB:Sudeste do Pará

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Alto Rio Guamá
  • TI Alto Turiaçu
  • TI Turé-Mariquita
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.