Sesai contrata 63 profissionais de saúde no RS

Portal da Saúde - http://portal.saude.gov.br/ - 04/11/2011
A Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) concluiu nesta semana, no Rio Grande do Sul, o primeiro Processo Seletivo Simplificado (PSS) para a contratação por tempo determinado de 63 profissionais que irão atuar na Reserva Indígena do Guarita (municípios de Tenente Portela e Redentora, localizados no noroeste do Rio Grande do Sul).

Técnicos do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Interior Sul estiveram nos dias 31 de outubro e 1o de novembro nos dois municípios para fazer a contratação dos profissionais selecionados, etapa que encerrou o processo seletivo.

Além da equipe do Distrito e da SESAI/Brasília que participou de outras fases do processo, a seleção de profissionais teve a participação direta do controle social indígena.

O processo marcou a primeira vez que a SESAI realizou a contratação direta de profissionais para a saúde indígena. Esta forma de contratação, de acordo com o Secretário da pasta, Antônio Alves de Souza, é a solução para garantir continuidade nos serviços de atenção à saúde indígena. "Nós aguardamos autorização do Ministério do Planejamento para fazer a contratação direta de todos os profissionais da saúde indígena", argumentou Alves.


A seleção

O PSS classificou candidatos para as vagas de médico, odontólogo, enfermeiro. Técnico de enfermagem, Agente Indígena de Saúde (AIS) e Agente Indígena de Saneamento (Aisan).

Cerca de 300 pessoas participaram do PSS, que selecionou 44 profissionais para o município de Redentora, e 19 para Tenente Portela. Deste total, 148 foram classificados para a segunda fase, de entrevistas presenciais. A Comissão de Seleção pontuou os candidatos com base na avaliação curricular, na experiência profissional (incluindo a experiência com saúde indígena), além de uma pontuação atribuída pelos conselheiros de saúde indígena.

A pontuação dos conselheiros é importante para o processo já que das 63 vagas, 33 são para AIS e Aisans, profissionais que são indígenas e atuam dentro das aldeias.

O processo foi concluído em tempo de garantir a continuidade dos serviços de atenção à saúde indígena, mesmo com a transição para os novos convênios da saúde indígena, que entraram em vigor nesta semana. Os 63 profissionais contratados já estão atuando nos dois municípios que fazem parte da Reserva Indígena do Guarita.



http://portal.saude.gov.br/portal/saude/Gestor/visualizar_texto.cfm?idtxt=38390
PIB:Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Guarita
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.