Comunidades Indígenas de São Paulo produzem mudas de palmeira juçara para reflorestamento

Funai - http://www.funai.gov.br/ - 31/01/2012
Indígenas Tupi Guarani e Guarani Mbya do estado de São Paulo estão produzindo mudas de palmeira juçara, com o objetivo de reflorestar suas terras, recuperar o meio ambiente e comercializar o excedente como garantia de renda para as comunidades. Em 2011, as aldeias Rio Branco, em Itanhaém, e Bananal, em Peruíbe, produziram 6 mil mudas, com apoio da Funai.

A expectativa da Coordenação Técnica Local de Itanhaém, ligada à Coordenação Regional Litoral Sudeste da Funai, é que, em 2012, o trabalho de produção de mudas seja ampliado, com produção de 20 mil mudas. Os índios Tupi Guarani das aldeias Piaçaguera e Nhamandu Mirim, município de Peruíbe, e os Guarani Mbya, da aldeia Itaóca, município de Mongaguá, também vão participar do projeto.

A palmeira juçara é muito importante para manter a biodiversidade da Mata Atlântica. A semente e o fruto servem de alimento para diversos animais, como tucanos, sabiás, gambás, tatus, esquilos, além de ter grande valor econômico. O preço médio da muda da palmeira no mercado é de R$ 1,00, quando comprado em quantidade.


Em extinção - O palmito da palmeira juçara é bastante apreciado, mas sua retirada contribui para a extinção da espécie. O palmito pode ser extraído do caule de três espécies de palmeiras: juçara, pupunha e açaí. A juçara é nativa da Mata Atlântica e as demais são originárias da Amazônia. A diferença entre as palmeiras é que a espécie juçara nasce de uma semente, constituindo um único tronco, enquanto as demais formam touceiras. Assim, quando se extrai o palmito, toda a palmeira é sacrificada, enquanto a pupunha e o açaí possuem "filhotes" que brotam do tronco principal. Outra diferença é que a juçara demora de 8 a 12 anos para produzir um palmito de qualidade, enquanto o da pupunha, por exemplo, pode ser extraído 18 meses após o plantio.

Os interessados na aquisição das mudas produzidas pelos indígenas devem entrar em contato telefônico com a Coordenação Técnica Local da Funai em Intanhaém/SP, pelo telefone (13) 34269777. Também podem mandar uma mensagem para: cristiano.hutter@funai.gov.br ou eduardocostateixeira@bol.com.br.



http://www.funai.gov.br/ultimas/noticias/2012/01_jan/20120131_07.html
PIB:Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Rio Branco (do Itanhaém)
  • TI Itaóca
  • TI Piaçaguera
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.