MPF/RS debate solução de conflitos com indígenas

MPF - http://noticias.pgr.mpf.gov.br/ - 16/01/2012
Procuradora da República em Erechim se reuniu com indígenas das reservas de Ligeiro e Votouro


O Ministério Público Federal (MPF) em Erechim (RS) participou de reuniões com indígenas das reservas de Ligeiro e Votouro para mediar soluções para conflitos que vinham ocorrendo entre seus habitantes.

Na quarta-feira, 11 de janeiro, a procuradora da República Andréia Rigoni Agostini se reuniu em Passo Fundo com representantes dos índios que habitam a Terra Indígena Ligeiro, no município de Charrua (norte do RS), em conjunto com o coordenador regional da Funai (Fundação Nacional do Índio), o prefeito de Charrua e integrantes da Polícia Federal e da Brigada Militar.

O encontro serviu para que todos buscassem uma solução para o conflito que aconteceu na reserva em 17 de dezembro passado, quando grupos rivais brigaram - casas foram incendiadas, carros depredados e houve disparo de armas de fogo - em função de discordâncias relativas à gestão do cacique Vilácio Candinho.

Como consequência do conflito, cerca de 200 índios acabaram expulsos da Terra Indígena.

A reunião mediada pelo MPF conseguiu alcançar um entendimento entre as partes beligerantes: o grupo liderado pelo Cacique da Reserva aceitou dois membros do grupo opositor para participar da liderança, sendo um para a vice-presidência do Conselho da Liderança da Reserva e outro para atuar como vice-cacique.

Os indígenas que se encontravam fora da reserva puderam retornar à área, o que aconteceu na quinta-feira, 12 de janeiro, sob o acompanhamento da Funai.


Votouro - Ainda na quinta-feira, a procuradora da República Andréia Rigoni mediou outra reunião, desta vez com indígenas da reserva de Votouro, do município de Benjamin Constant do Sul, e servidores da Funai.

O encontro serviu para que fossem debatidas as razões pelas quais a liderança da reserva puniu, em dezembro passado, a professora contratada pelo Estado do Rio Grande do Sul Nilce Cardoso com encarceramento e posterior expulsão da Terra Indígena. No entendimento do MPF, a punição imposta à professora foi exagerada.

Ao término da reunião, a liderança da reserva se pronunciou no sentido de que irá rediscutir o caso com seu conselho e apresentar uma resposta na próxima quinta-feira, 19 de janeiro.



http://noticias.pgr.mpf.gov.br/noticias/noticias-do-site/copy_of_indios-e-minorias/mpf-rs-debate-solucao-de-conflitos-com-indigenas
PIB:Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Ligeiro
  • TI Votouro
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.