Planeta Fm - http://www.planetafm.com.br/ - 10/11/2011
Os setores indígenas Três Soitas, KM-10, Pedra Lisa e Linha Esperança da Reserva Indígena do Guarita em Tenente Portela, estiveram reunidos dia 24/10. No encontro foi discutida a precariedade no abastecimento de água e a estrutura crítica nas unidades de saúde nos setores indígenas.
A Comunidade Indígena informou que aguarda a aplicabilidade de recursos mensais do Governo Federal (R$ 26.250,00) e do Governo Estadual (R$ 8.500,00) liberados para a contratação da Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena e acumulados desde julho deste ano, tendo a Rondon Brasil assumido convênio de contratação de pessoal direto com o Governo Federal.
Em ata a comunidade indígena alega que as lideranças indígenas juntamente com o controle social e representantes da Secretaria Especial de Assistência a Saúde Indígena - Sesai estiveram reunidos com a Administração Municipal de Tenente Portela e solicitaram a aplicação dos recursos em saneamento e saúde.
O prefeito de Tenente Portela, Clairton Carboni informou que encerrou o convênio e mesmo assim o governo continua depositando mensalmente o recurso para a finalidade de contratação de pessoal. Segundo o prefeito Carboni para utilização do recurso em outras finalidades na comunidade indígena está sendo providenciado o envio de um projeto para a Câmara de Vereadores. Carboni assegurou que mesmo que a Câmara de Vereadores vote favorável será também necessária a aprovação dos governos Estadual e Federal, haja vista que não pode ocorrer desvio do recurso para outras finalidades. Da mesma forma segundo apurou a reportagem da Planeta FM, o município de Redentora encaminha projeto para aplicar os recursos dentro das demandas da comunidade indígena do Guarita.
http://www.planetafm.com.br/shzfotos//not_planetafm.php?id=4501
PIB:Sul
Áreas Protegidas Relacionadas
- TI Guarita
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.