Funai recebe doação de 25 mil mudas frutíferas para pomares e reflorestamento nas Aldeias do Mato Grosso

Blog da Funai - http://blogdafunai.blogspot.com/ - 04/11/2011
Uma parceria firmada entre a Coordenação regional da Funai em Juína/MT e o Projeto Poço de carbono, patrocinado pelo Projeto Petrobras Ambiental, viabilizou a doação de mais de 25 mil mudas de arvores frutíferas e de reflorestamento. As árvores estão sendo plantadas nas terras indígenas do Noroeste do Mato Grosso.

Após diálogo entre a Funai e o Projeto Poço de Carbono, surgiu a iniciativa conjunta de fazer uma Cooperação Institucional para contribuir com a melhoria das condições de vida das populações indígenas do Noroeste do Mato Grosso. O objetivo do projeto é promover a segurança alimentar e aumentar a geração de renda ambientalmente sustentáveis, por meio da formação de pomares, tanto nos quintais das aldeias quanto nas roças comunitárias.

O Projeto possui um viveiro de plantas nativas da região com espécies frutíferas de cupuaçu, açaí, patuá e pupunha e espécies para reflorestamento como: mogno, seringueira castanheira e ipê.

Para auxiliar os indígenas no manejo dos pomares e potencializar outras atividades produtivas agrícolas dentro de uma perspectiva sustentável em suas terras, a Funai irá realizar uma Oficina de Implantação e Manejo Agroflorestal.

A oficina está prevista para acontecer durante os dias 30 de novembro a 03 de dezembro, na Aldeia Curva, Terra Indígena Erikbaktsa, município de Brasnorte/MT. A previsão é que 25 Indígenas de diversas etnias da região do Mato Grosso participem do evento de capacitação.


http://blogdafunai.blogspot.com/2011/11/funai-recebe-doacao-de-25-mil-mudas.html
PIB:Oeste do Mato Grosso

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Erikpatsa
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.