Instituto Warã-Florianópolis-SC - 18/01/2004
A comunidade indígena do Baú, do povo kaiapó no Pará, teve sua terra diminuída em 307 mil hectares. O fato abre um sério precedente no que diz respeito às garantias territoriais dos Povos Indígenas, na medida em que se constrói os argumentos para a defesa das terras indígenas baseados na Constituição Brasileira que diz que as terras indígenas são bens da união, por isso são inalienáveis e indisponíveis.
È muito estranho o que aconteceu, pois o próprio Órgão Federal Indigenísta e o Ministério Público do Estado do Pará, presentes na reunião que consolidou a redução da terra indígena, tenham concordado com tamanho retrocesso, cedendo a pressão das elites locais contra os direitos dos povos indígenas.
PIB:Sudeste do Pará
Áreas Protegidas Relacionadas
- TI Baú
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.