Seind leva melhoria para o artesanato em Jutaí

Portal Seind - http://portaldaseind.blogspot.com - 10/10/2011
Com base no eixo estratégico de ação que busca o fortalecimento das organizações, aproximadamente 60 indígenas dos povos Tikuna, Kokama e Kambeba serão beneficiados com duas oficinas que a Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind) irá realizar este mês no município de Jutaí (a 750 quilômetros de Manaus). A primeira refere-se à melhoria na qualidade da produção de artesanato, prevista para ocorrer entre os dias 16 e 18, na comunidade Bugaio, da terra indígena Estrela da Paz. A outra é sobre associativismo e cooperativismo, entre 19 e 21, também no triângulo Jutaí, Juruá e Solimões.

A proposta é que 30 indígenas sejam capacitados em cada oficina, cujas atividades foram solicitadas junto à Seind pela Associação da Comunidade Indígena Estrela da Paz Bugaio (Acibe). Ambas fazem parte do projeto "Aracuã, Nação de Awaí", que começou em junho deste ano.

O valor do projeto é de R$ 124 mil, financiados pelo Programa Demonstrativo dos Povos Indígenas (PDPI), do Ministério do Meio Ambiente. Além das capacitações, prevê a construção de um centro cultural e também a compra de um transporte. "Já conseguimos comprar uma lancha equipada", informou Zuza Cavalcante, do Departamento de Etnodesenvolvimento da Seind (Detno).

A Acibe foi criada há quatro anos e trabalha com a agricultura familiar, a extração de produtos naturais e o artesanato. "O projeto será executado até junho de 2012 e por meio dele os indígenas já compraram equipamentos para fortalecimento da organização, como computador, notebook, impressora, data-show e a própria lancha, que tem oito metros", enumerou Zuza, que estará na oficina ao lado do também técnico da Seind Ronisley Martins.


http://portaldaseind.blogspot.com/2011/10/seind-leva-melhoria-para-o-artesanato.html
PIB:Solimões

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Estrela da Paz
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.