Cacique é preso e denuncia abuso de policiais ao MPF

Bonde News - http://www.bonde.com.br/ - 13/09/2011
O cacique da Reserva Indígena de São Jerônimo da Serra, João da Silva, 37 anos, denunciou na tarde desta segunda-feira (12) ao Ministério Público Federal (MPF), alguns policiais militares por ação violenta durante invasão à sua residência na aldeia para busca e apreensão de armas. Ao fim da operação, os policiais encontraram duas espingardas e prenderam o cacique por porte ilegal de armas.

Segundo o coordenador técnico da Funai de Londrina, Castorino Almeida, a Polícia Militar não poderia ter feito esta operação em área federal. "Se tinham uma denúncia contra o cacique, eles deveriam ter comunicado a Funai ou a Polícia Federal para que acompanhássemos a ocorrência".

De acordo com relato do cacique ao coordenador do Funai, os policiais invadiram sua casa na madrugada de segunda-feira, por volta das 5h40, e de forma violenta, ameaçaram sua família, apontando armas para seus filhos e chutando seu irmão. Após vasculharem a casa, encontraram as armas e o levaram para a delegacia da cidade.

O cacique ficou preso por cerca de 4 horas e foi liberado após pagar fiança de R$ 600, informou o coordenador da Funai. Ele explicou que retirou as armas de um indígena que vinha fazendo ameaças a outro índio dentro da aldeia. Ele alega que apenas quis evitar uma tragédia.

Segundo relatório da Polícia Militar, após o recebimento de uma denúncia anônima, equipes da Polícia Militar e da Polícia Civil, foram durante a madrugada de segunda-feira a uma residência que fica próximo à reserva indígena de São Jerônimo da Serra e que lá encontraram duas espingardas e prenderam o proprietário da residência, o cacique João da Silva. De acordo com a PM, testemunhas relataram que minutos antes da prisão, o cacique havia efetuado disparos a esmo, quando dirigia seu veículo pela cidade.

O cacique e algumas lideranças indígenas formalizaram a denúncia ao MPF. A antropóloga Luciana Ramos, que recebeu a comitiva da reserva indígena, informou ao Bonde que a representação já foi encaminhada ao Procurador da República, João Akira Omoto, que deve avaliar o caso. "Eles não questionam a presença da PM na aldeia. Eles a acham benigna mas questionam a forma como foram tratados por determinados policiais. Segundo eles, a situação de ontem não é um caso isolado, o abuso por parte destes policiais vem de outras ocasões, também relatadas por eles na representação", concluiu a antropóloga.


http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-3--562-20110913&tit=cacique+e+preso+e+denuncia+abuso+de+policiais+ao+mpf
PIB:Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI São Jerônimo da Serra
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.