Índios terão projetos de sustentabilidade

Folha BV - http://www.folhabv.com.br/ - 16/09/2011
Para garantir a prosperidade e sustentabilidade dos povos indígenas da reserva indígena de São Marcos, projetos nas áreas de agricultura, pecuária e piscicultura serão implantados a partir deste mês. A festa da apresentação dos projetos será nos dias 20, 25 e 29 de setembro, conforme o coordenador-geral da Associação dos Povos Indígenas da Terra São Marcos, Genival Moraes.

Ele explicou que as comemorações de inserção dos planos na comunidade irão ocorrer em três momentos. No dia 20 a comunidade de Alto São Marcos vai receber o projeto, tendo como sede da festa a fazenda Xanadu. No dia 25 será vez da comunidade Médio São Marcos na fazenda Maruai. E, no dia 29, os indígenas do Baixo São Marcos serão contemplados em uma confraternização na fazenda Darora.

Ao todo, as comunidades receberão 12 projetos, sendo três comunitários e um coletivo distribuídos entre as três regiões da Terra Indígena São Marcos. "Tudo vai funcionar com a gestão dos próprios indígenas. Contamos também com a colaboração dos parceiros, como Universidade Federal de Roraima (UFRR), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Fundação Nacional do Índio (Funai) e Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa). Os indígenas terão acompanhamento técnico para desenvolverem as atividades com eficiência. O prazo para que os projetos estejam em pleno funcionamento é de pelo menos dois anos", explicou o coordenador.


RECURSOS - Genival Moraes disse que os recursos são oriundos das Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte), em função da compensação da linha de transmissão de Guri que passa por dentro das terras de São Marcos.

Foi disponibilizado para a realização desses projetos R$ 1,1 milhão, para serem aplicados em nove comunidades beneficiadas, totalizando aproximadamente 800 indígenas beneficiados.

"Os recursos serão utilizados para compra de equipamentos e qualificação de mão-de-obra. Antes da entrega dos projetos, avaliamos a situação de cada região a fim de garantir a viabilidade e necessidade de cada povo. Não vamos apenas implantar, estaremos acompanhando o desenvolvimento. Isso é resultado da união dos povos indígenas e o esforço para que o futuro seja garantido dentro das áreas preservadas", frisou.


http://www.folhabv.com.br/noticia.php?id=116141
PIB:Roraima/Lavrado

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI São Marcos
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.