Governo brasileiro precisa garantir a integridade física e cultural dos povos indígenas dentro de seus territórios

Cimi - http://www.cimi.org.br/ - 18/08/2011
Cobra a Adveniat, organização filantrópica da Igreja Católica alemã em carta enviada à presidente Dilma Rousseff


A Adveniat, organização filantrópica da Igreja Católica alemã para a América Latina, enviou no fim da semana passada carta à presidente da República, Dilma Rousseff, externando preocupação com a suspeita de um massacre de indígenas que vivem em situação de isolamento na região de fronteira entre Brasil e Peru, no estado do Acre. A suspeita em questão diz respeito a ações promovidas por invasores, possivelmente narcotraficantes e madeireiros, nas terras indígenas.

No início deste mês, notícias se espalharam pela imprensa alertando sobre a invasão da base de vigilância Xinane da Fundação Nacional do Índio (Funai) na região. Em carta, a Adveniat fala sobre a facilidade com que agiram esses invasores e se diz assustada com a situação de vulnerabilidade em que se encontram estes povos indígenas em situação voluntária de isolamento, podendo ser dizimados a qualquer momento.

A organização chama atenção ainda para situação semelhante vivenciada por indígenas isolados que vivem no Maranhão, Rondônia, norte de Mato Grosso e sul do Amazonas. Todos esses conflitos e invasões que afetam diretamente as comunidades indígenas estão intimamente relacionados às escolhas do governo brasileiro, que opta pelo desenvolvimento a qualquer custo em detrimento da vida.

Para a Adveniat, com base em relatos de organizações parceiras da entidade, é possível atestar que a Amazônia brasileira vive hoje um momento de estimulo à exploração economica através de mega empreendimentos, todos ligados ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal, e da Iniciativa de Integração da Infra-estrutura Regional Sul Americana (IIRSA), iniciativa de 12 países sul-americanos, que tem por objetivo interligar as redes de comunicação, transporte e energia entre esses países por meio da contrução de estradas, portos, ferrovias, entre outros

Ao final da carta, a organização cobra do governo brasileiro que este tome as medidas necessárias para que a história de invasões, massacres e extermínios das populações indígneas não se repita e que esses povos tenham plenamente assegurada sua integridade física e cultural dentro de seus territórios.

Acesse a carta na íntegra:

http://www.cimi.org.br/pub/Carta%20a%20Presidenta%20Dilma%20Rousseff_Adveniat.pdf


http://www.cimi.org.br/site/pt-br/?system=news&action=read&id=5748
Índios:Pastoral Indigenista

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Riozinho do Alto Envira
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.